Título: 'Ele vai cumprir o que prometeu¿
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 07/05/2007, O Mundo, p. 20

PARIS. Christian Estrosi, ministro da Administração do Território, e um dos homens próximos do presidente eleito Nicolas Sarkozy (era subordinado a Sarkozy quando este chefiava a pasta do Interior) garantiu ontem ao GLOBO: ¿Sarkozy nunca traiu suas promessas¿.

O que representa a vitória de Nicolas Sarkozy ?

CHRISTIAN ESTROSI: Sarkozy será, sem dúvida, um grande presidente. É um grande amigo do Brasil, evidentemente. Ele vai ser um presidente que vai reconciliar a população francesa com todas as grandes nações do mundo que compartilham nosso ideal pela defesa do meio ambiente e para que a democracia seja respeitada por cada país do mundo.

Que reformas devem ser feitas primeiro na França?

ESTROSI: Vamos começar respeitando o esforço pela recompensa do trabalho, a promoção social de todas as famílias seja lá qual for sua origem, seus regimes culturais e suas confissões religiosas. Nós queremos demonstrar a igualdade de oportunidade, que sempre foi o modelo republicano da França. Nós daremos uma dimensão econômica que permitirá à França exercer toda a sua solidariedade com todos países amigos do mundo.

E as reformas internas?

ESTROSI: Sarkozy vai cumprir o que prometeu. Desde que o conheço, ele nunca traiu qualquer promessa. Ele trabalhou na campanha para que tudo seja realizado. Eu garanto: Sarkozy estará junto de todas as pessoas, seja lá qual for a origem social ou cultural, para que possam se unir sob os ideais republicanos. Este é o essencial de sua mensagem: identidade nacional, segurança para todos, valor do trabalho, respeito das minorias.

Falou-se muito do declínio da França nesta campanha. Qual a sua opinião?

ESTROSI: Vimos esta noite 85% dos eleitores franceses que compareceram às urnas e disseram: a França não está em declínio. E destes, 53% elegeram um homem que, sem dúvida, permitirá à França ultrapassar os desafios.

O presidente Lula e Jacques Chirac tiveram uma relação bem próxima. Como será com Nicolas Sarkozy?

ESTROSI: Nicolas Sarkozy vai seguir estas mesmas relações com o presidente Lula. (D.B)