Título: União pagaria indenização
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 06/05/2007, Economia, p. 36

Dinheiro, no entanto, só sairia em 2012

PORTO VELHO. O governo federal pretende pagar uma espécie de royalty para ao estado de Rondônia, à Prefeitura de Porto Velho e a alguns municípios atingidos pelas barragens como compensação financeira pelo uso de recursos hídricos para gerar energia elétrica. A sistemática é parecida com o pagamento de royalties do petróleo. Esse dinheiro só começará a ser pago a partir da operação das duas hidrelétricas, em 2012.

A previsão é que o funcionamento das usinas gere para Rondônia R$110 milhões por ano. Desse total, 45% seriam destinados à capital, que representaria R$49,5 milhões. Esse valor equivale a 90% do que Porto Velho recebe hoje de transferência do Fundo de Participação do Município (FPM). Outros 45% seriam destinados ao governo de Rondônia, e 10% iriam para a União. Não está decidido quanto seria destinado às cidades atingidas pelas obras.

- Tem pescadores que vivem aqui há várias gerações em áreas que serão inundadas. Como eles vão sobreviver? Não adianta só pagar uma indenização - diz Pedro Damasceno, do Movimento dos Atingidos por Barragens. (E.E.)