Título: Tarso: segurança a curto prazo é com a polícia
Autor:
Fonte: O Globo, 05/05/2007, O País, p. 9

Ministro afirma que projetos do PAC não vão ter resultados imediatos contra a violência

SÃO PAULO. O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem que o chamado "PAC da segurança", programa de segurança pública que será lançado dia 31 pelo governo, já reúne 15 projetos, mas nenhum deles trará resultados de curto prazo para a população. De acordo com o ministro, as ações imediatas devem ser feitas pelas autoridades policiais, cujas atividades "não resolvem, mas equilibram a situação". Tarso disse ainda que conta com a palavra do presidente Lula para conseguir as verbas necessárias para sua efetivação. Os valores ainda não foram decididos pelo governo.

- Eram 10 ou 12 projetos. Agora serão 15 projetos, que não prometem resultado de curto prazo. Esses são obtidos com a ação das autoridades policiais, que não resolvem, mas equilibram a situação - disse o ministro, após participar de uma solenidade de entrega de 300 carros à Polícia Rodoviária Federal, na sede da General Motors, em São Caetano do Sul.

Segundo Tarso Genro, os projetos terão efeito maior nas regiões metropolitanas. Mas os resultados dependerão de um trabalho conjunto de autoridades municipais, estaduais e federais em médio e longo prazo.

Baseado em uma articulação das políticas de inclusão social do governo com as ações de segurança pública, o novo programa pretende "reduzir a fonte da ideologia do delito", de acordo com o ministro.

- É preciso acabar com a sensação de impunidade e de que as classes mais pobres não têm saída além de serem capturadas pela cultura do crime e da morte - discursou o ministro, durante o evento.