Título: Orquestra jovem tocará em missa
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 08/05/2007, O País, p. 3

Coral de 1.164 vozes acompanhará músicos de projeto do Santuário.

APARECIDA (SP). Durante a reza do terço, no sábado, e a missa no Santuário, no domingo, o Papa Bento XVI terá o acompanhamento de uma orquestra de 63 músicos e um coral de 1.164 vozes. Os músicos são jovens que já passaram pelo projeto Pequenos Músicos do Santuário de Aparecida (Pemsa), em Aparecida, e terão como maestro Altair de Oliveira Lobato, de 66 anos.

- Estamos ensaiando há três meses - conta o maestro.

Segundo ele, os jovens foram escolhidos, por quesito técnico, entre cerca de 500 alunos do Pemsa. Lobato explica que não haverá mais ensaios gerais - junto com o coral - até o sábado, quando farão a primeira apresentação.

O início foi complicado para o grupo, pois as 16 composições que serão apresentadas são sacras e, portanto, não eram comuns ao repertório dos jovens.

- Isso complicou um pouco. Apesar de não serem músicas inéditas, foi difícil para os alunos - explica o maestro.

O coral, ao contrário da orquestra, será formado por pessoas das dioceses da região. Das 16 músicas que vão cantar, dez serão na missa. Três irmãos que estarão entre os 63 da orquestra confirmam a dificuldade.

- Foi complicado. O maestro exigiu demais, mas já estamos com todas as músicas ensaiadas - conta o mais velho, que toca saxofone, Douglas Soares do Carmo Oliveira, de 18 anos.

Douglas disse que eles estavam acostumados a tocar clássicos mais populares, como Mozart e Villa-Lobos, mas o esforço de aprender novas composições não foi em vão.

- É muito legal. Não é sempre que a gente toca para o Papa.

Além dele, estarão presentes na orquestra Danielle, de 15 anos, que toca flauta transversa, e Danilo, de 13. Ele toca clarinete. Todos tocam no Pemsa há quatro anos e participaram da primeira turma do projeto.

- É uma boa oportunidade. Tem muito músico profissional querendo uma chance dessas - diz a adolescente.

Já Danilo, que é um dos mais novos da orquestra, está muito ansioso.

- A gente está nervoso, mas vai dar tudo certo.

Douglas tem outra preocupação: o calor que fará no dia da missa, já que eles ficarão do lado esquerdo do palco, sob o sol forte de Aparecida.

- O uniforme é muito quente - diz, citando a receita para não passar mal: - Teremos de tomar um café da manhã reforçado.