Título: Lula: jovens foram alvo de descaso
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 08/05/2007, O País, p. 10

Presidente culpa antecessores ao criticar antecipação da maioridade penal.

BRASÍLIA. Ao reunir ontem o Conselho Nacional da Juventude, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou seus antecessores ao dizer por que é contra a antecipação da maioridade penal, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado:

- Temos um estoque incomensurável de jovens que são vítimas dos descasos que, ao longo dos últimos 30 anos, o Estado dedicou ao conjunto do povo brasileiro, mas, sobretudo, aos jovens. Se essas pessoas (os jovens) ficaram deserdadas este tempo todo, muito mais do que aumentar o castigo temos de estender a mão e descobrir as palavras corretas para que elas possam se agarrar e dizer "agora eu vou".

Lula defendeu que o jovem infrator seja punido com a dureza da lei, mas disse que é preciso lembrar que os governos anteriores não apostaram na educação nem no desenvolvimento:

- É estranho quando a gente percebe que algumas pessoas querem reduzir a maioridade penal para punir a juventude sem pensar em como punir os governantes que foram responsáveis pela juventude chegar ao ponto que chegou.

Ao citar os governos anteriores, de forma indireta Lula criticou atuais aliados seus, como os ex-presidentes José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor de Mello (PTB-AL).

Lula admitiu que, apesar dos programas criados pelo seu governo, ainda não foi dada uma resposta aos problemas dos jovens. Para justificar sua afirmação, citou que há 50,5 milhões de jovens entre 15 e 29 anos, e 1,9 milhão de 15 a 17 anos, que não freqüentam escolas.

"Gesto mágico para recuperar a esperança"

Para Lula, é necessário estabelecer um "gesto mágico ou palavra mágica para recuperar a esperança e a utopia de milhões de jovens". Ele adiantou que os problemas da juventude serão um dos temas que pretende conversar com o papa Bento XVI. Outro assunto que o presidente afirmou querer tratar com o Papa é a família.

Para Lula, as soluções para os problemas da juventude passam pela família. Ele lembrou que sua família era pobre em São Paulo e que sua mãe conseguiu criar sozinha os oito filhos, tornando-os cidadãos.

- Por conta do respeito que tínhamos com nossa mãe, éramos obrigados a fazer as coisas corretas.

Para ilustrar a influência de sua mãe em sua formação, Lula contou que, na juventude, quando saía da escola no Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, tinha vontade de furtar maçãs na feira, mas não o fez para não causar vergonha a dona Lindu.

- Eu passava na feira e tinha uma vontade de pegar maçãs argentinas porque dinheiro nunca tinha para comprar. Mas, nunca fiz porque tinha medo que minha mãe passasse vergonha se eu fosse pego pegando uma coisa que não era minha.

www.oglobo.com.br/pais