Título: Católicos e evangélicos marcham contra aborto
Autor: Éboli, Evandro e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 09/05/2007, O País, p. 3

Manifestantes atacam ministro da Saúde durante passeata em Brasília

BRASÍLIA. Centenas de religiosos católicos e evangélicos e um grupo de parlamentares realizaram ontem a marcha "Clamor pela vida, contra o aborto", ato que virou um protesto contra o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Os cerca de mil manifestantes exibiram tanto faixas contra a interrupção de gestações quanto outras com críticas ao ministro. Também mostraram centenas de cartões vermelhos, feitos de papelão, em direção ao Ministério da Saúde. O grupo rezou um Pai Nosso.

Alguns dos manifestantes estavam fantasiados de dragão, com bonecos representando fetos nos dentes. O deputado Bispo Rodovalho (DEM-DF) foi um dos que marcharam contra o ministro. Rodovalho ganhou notoriedade justamente por ser muito parecido fisicamente com Temporão. Ele é um dos criadores da Frente Parlamentar em Defesa da Família, que, entre outras bandeiras, faz campanha contra o aborto.

O caminhão de som parou em frente ao Ministério da Saúde, sendo usado então para uma série de discursos contra Temporão. O deputado Pastor Manoel Ferreira (PTB-RJ) atacou:

- Seja ministro da saúde e da vida, e não da morte. Não traia a sua profissão - discursou o parlamentar, que é terceiro vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Na passeata, foram colhidas assinaturas para um manifesto contra a legalização do aborto, que deverá ser entregue ao presidente Lula e aos presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB).

O manifesto, que tem o apoio da CNBB segundo os organizadores da passeata, diz que o "aborto é ato de extermínio de uma vida humana" e "uma clara violação à vontade de Deus" e à Declaração Universal dos Direitos do Homem.