Título: CNBB manifesta preocupação com Amazônia
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 09/05/2007, O País, p. 4

Entidade defende a preservação das riquezas da região

INDAIATUBA (SP). Preocupada com a situação da Amazônia, tema da Campanha da Fraternidade de 2007, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil aprovou ontem, em sua 45ª Assembléia Geral, que termina hoje em Indaiatuba (SP), a declaração "Fraternidade e Amazônia - Vida e missão neste chão". O objetivo do documento é manifestar a "grande preocupação" com a preservação e o cuidado com "tesouros de dimensões planetárias" representados pelas riquezas naturais, a sócio-biodiversidade e por ser a região um dos maiores reservatórios de água doce do mundo.

Na declaração, a CNBB lembra que a Campanha da Fraternidade deste ano convidou todo o país a descobrir a Amazônia e descobrir o que a região significa para o Brasil e o mundo. "Interpelou ainda a sociedade para instaurar uma ética e uma espiritualidade que geram novas atitudes existenciais de convivência e relação harmoniosa com o universo, assumindo com toda a responsabilidade a missão de cuidar, zelar, defender e amar a criação como obra e dádiva divinas", diz o texto.

O documento diz ainda que "cuidar desse berço de vida exige de todos os brasileiros o compromisso de multiplicar instâncias de socialização e debates sobre a região".

A CNBB propõe que os problemas amazônicos sejam discutidos no âmbito da "Pan-Amazônia", com os países que constituem a região. Lembra ainda a luta dos bispos brasileiros, que denunciam "situações de ameaças à vida, entre as quais os fatores que provocam a destruição da natureza, os grandes projetos dos gasodutos e das hidrelétricas, o contínuo latifúndio, as queimadas, o desflorestamento, o avanço da pecuária e do agronegócio, provocando a destruição das florestas tropicais".