Título: Vaticano: Igreja pode apoiar esquerda
Autor:
Fonte: O Globo, 09/05/2007, O País, p. 8

"Governos que ajudarem os humildes contarão com nossa colaboração"

CIDADE DO VATICANO.O secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, disse ontem que a Igreja pode apoiar governos de esquerda. Ele é um dos cardeais mais próximos de Bento XVI.

- Se os governos de esquerda se preocuparem em ajudar os mais humildes, em distribuir melhor as terras, melhorar a assistência sanitária e a educação, promover políticas de emprego que desviem os jovens do tráfico de drogas e freiem a imigração, eles contarão com a colaboração da Igreja - disse Bertone, cujo cargo o coloca como o número dois na Cúria Romana, representando o Estado do Vaticano na ausência do Papa. - A Igreja não esquece os pobres. Se ela o fizesse, ela iria contra seu fundador, Jesus.

A declaração provocou surpresa, pois tanto o Papa quanto Bertone são considerados conservadores. Bento XVI, quando prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, lutou contra a Teologia da Libertação, de inspiração marxista.

Bertone esclareceu que a declaração não deveria ser considerada apoio a regimes ditatoriais de esquerda:

- O problema é quando esses governos querem restaurar regimes ditatoriais, ou caem na influência de algumas tendências culturais que propagam modelos de vida mais afastados da tradição cristã.