Título: Lula dará a segunda coletiva desde 2003
Autor:
Fonte: O Globo, 09/05/2007, O País, p. 15

Terça-feira, presidente vai responder a 14 perguntas de jornalistas

BRASÍLIA. Pela segunda vez desde que assumiu a Presidência, em 2003, o presidente Lula vai conceder entrevista coletiva oficial. A primeira foi em 29 de abril de 2005. De lá para cá, o presidente já falou com vários órgãos de comunicação, mas de maneira segmentada, isto é, ora atendendo rádios populares ou regionais, ora correspondentes estrangeiros ou recebendo jornalistas para café da manhã, como ocorreu em março deste ano.

O ministro de Comunicação Social, Franklin Martins, informou que serão permitidas 14 perguntas - mesma quantidade da vez anterior. O tempo da entrevista - na próxima terça-feira, às 10h30m -, embora não esteja fixado, deverá ser de cerca de uma hora e meia.

Pelo que ficou acertado com os representantes dos meios de comunicação credenciados no Planalto, os veículos que terão direito a fazer perguntas serão sorteados segunda-feira à tarde. A ordem das questões será decidida na própria terça-feira, momentos antes da entrevista, que deverá ser transmitida ao vivo.

Franklin explicou que, como há mais veículos do que o número de perguntas, alguns ficarão de fora. Das seis redes de televisão, por exemplo, cinco poderão perguntar. Dos sete jornais (O GLOBO, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Valor Econômico, Correio Brasiliense, Jornal do Brasil e O Dia), seis participarão. As quatro revistas terão direito a uma vaga.

As rádios terão direito a uma pergunta. Os sites de notícias e portais e agências internacionais também. Nos dois casos, por sorteio. Esses veículos terão uma entrevista com o Lula em data a ser agendada - entre 30 e 60 dias.