Título: Produção de gás ainda dá lucro
Autor: Oliveira, Eliane e Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 09/05/2007, Economia, p. 29

Petrobras tem que garantir o fornecimento do produto para o Brasil.

A Petrobras não pode tão cedo pensar em abandonar as atividades de exploração e produção de gás natural na Bolívia, como fez no setor de distribuição de combustíveis e agora pretende fazer no refino. Segundo um dirigente da estatal brasileira, existem dois motivos para isso: os elevados investimentos já feitos, cerca de US$1 bilhão nos últimos dez anos, e a necessidade de garantir a oferta do gás para o Brasil. O gás boliviano ainda atende a metade do consumo nacional.

Mas, segundo esse dirigente, apesar do aumento de taxas e impostos previsto no novo contrato que entrou em vigor no último dia 1º, que consomem entre 65% e 70%, em média, de todas as receitas, a Petrobras ainda tem lucro nessas atividades. Mas isso acontece apenas nos projetos antigos, onde boa parte dos investimentos já foi realizada.

Marco Tavares, da consultoria Gas Energy, explicou que realmente, como parte dos investimentos já feitos está amortizada, a atividade de produção na Bolívia ainda não causa prejuízos à Petrobras.

- A receita é bem menor do que era antes, mas a Petrobras ainda não está perdendo dinheiro - ressaltou Tavares, ao afirmar que o aumento das taxações inviabilizou novos investimentos no país.

A Petrobras decidiu sair do refino, segundo um dirigente da estatal, porque a única receita obtida era justamente com a exportação de derivados, já que na venda interna os preços eram subsidiados.

O Diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse ontem que os investimentos na Bolívia estão suspensos e os de manutenção da produção serão revistos.