Título: Clodovil faz deputada chorar
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 10/05/2007, O País, p. 3

Cida Diogo acusa colega de agressão e é apoiada por parlamentares.

BRASÍLIA. A convivência do deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) com seus colegas na Câmara dos Deputados está ficando insustentável. Ontem, ele quase foi expulso do plenário, depois que a deputada Cida Diogo (PT-RJ) subiu à Mesa, aos prantos, e, apoiada por outras parlamentares, acusou Clodovil de tê-la agredido com palavras de baixo calão.

Cida já havia batido boca com ele dia 25 em plenário, quando ela cobrou da Mesa punição pelas declarações dadas na véspera. O deputado-apresentador dissera que as mulheres tinham ficado "muito ordinárias, que trabalhavam deitadas e descansavam em pé".

Ontem, quando soube que a deputada fluminense estava com 85 assinaturas para dar entrada na representação contra ele por quebra de decoro, Clodovil foi tirar satisfação e tentar demovê-la da idéia. Segundo sua assessoria, ele disse apenas que tinha direito de dar opiniões, sem singularizar ou atacar ninguém especificamente.

Mas a deputada Cida Diogo, aos prantos, apresentou ao presidente em exercício, Inocêncio de Oliveira (PR-PE), outra versão. Segundo relatou a deputada Maria do Rosário (PT-RS), Clodovil teria dito ontem que tinha falado em mulheres ordinárias, mas bonitas. E que ela, Cida Diogo, não se preocupasse porque não era o seu caso, pois não servia nem para ser prostituta, porque era feia. A partir daí, foi uma confusão geral, no plenário e na Mesa. As deputadas mulheres subiram para a Mesa e fizeram um ato de desagravo a Cida Diogo. Ao ver Clodovil sendo levado para fora do plenário pelo líder José Múcio Monteiro, Maria do Rosário gritava:

- Cai fora daqui, seu nojento!

Clodovil, assustado, ouviu de José Múcio:

- Saia, beba uma agüinha e se acalme. Depois você se explica. Saia, que é melhor para você!

Clodovil ficou acuado. Tentou sair do plenário, mas foi barrado por um batalhão de jornalistas. Distribuiu ataques também contra os jornalistas. Voltou para o plenário e ficou escondido na última fileira.

- Isso é briga de mulheres - botou fogo o deputado Hernandes Amorim (RO).

Clodovil, com a pressão alta, registrando 23 por 14, acabou confessando que tinha feito os ataques:

- Eu disse: digamos que uma moça bonita se ofendesse porque ela, sim, pode se prostituir. Não é o seu caso, a senhora é uma mulher feia. Vai ser senhora, família. Não precisa se ofender. Eu tenho culpa de ela ser feia, gente? - contou Clodovil, mas avisando aos jornalistas que estava passando muito mal, e poderia ter um AVC a qualquer momento: - Eu daria graças a Deus de sair dessa porcaria deste mundo!

Perguntado se não achava que tinha sido ofensivo, ele respondeu:

- Quantas vezes ouvi que era feio? E não me matei. Fui na doutora Ana e fiz cirurgia. Se ela se ofendeu, que me desse uma bofetada, em vez de ficar se atirando no chão, fazendo escândalo.

Desta vez sua situação pode se agravar no Conselho de Ética. Inocêncio aceitou a representação e ele terá de se explicar.