Título: CPI do Apagão convoca pilotos de jato e mais10 pessoas
Autor: Braga, Isabel e Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 11/05/2007, O País, p. 4

Controladores ficam fora da lista; deputados devem ir aos EUA.

BRASÍLIA. A CPI do Apagão Aéreo da Câmara aprovou ontem a convocação de 12 pessoas, entre elas os dois pilotos americanos do jato Legacy que se chocou com o avião da Gol, em setembro passado. Segundo a PF, a dupla foi responsável pelo acidente, que matou 154 pessoas, por ter desligado o transponder (equipamento anticolisão). Integrantes da CPI já admitem que será difícil os pilotos comparecerem, e defendem que um grupo vá aos EUA para inquiri-los.

Militares também foram convocados, mas não os controladores que trabalhavam no dia. Na terça-feira a CPI colherá o primeiro depoimento: Renato Sayão, delegado responsável pelo inquérito. Quinta-feira serão ouvidos o coronel Rufino Ferreira, presidente da comissão de investigação do Comando da Aeronáutica, e o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

O requerimento de convocação dos pilotos Jan Paul Paladino e Joseph Lepore foi apresentado pelo relator da CPI, Marco Maia (PT-RS). O presidente da CPI, Marcelo Castro (PMDB-PI), explicou que, se os dois não vierem, podem ser ouvidos nos EUA ou por carta rogatória. A CPI tem poder de convocar depoentes, mas os dois podem não comparecer por serem americanos e não estarem no país.

- Acho difícil eles virem à CPI. Podemos sugerir que um grupo de deputados vá aos EUA para ouvi-los - sugeriu o deputado Carlos William (PTC-MG).

A CPI também visitará os quatro Centros de Controle Aéreo (Cindacta) - Brasília, Curitiba, Manaus e Recife. O primeiro será o de Brasília, segunda-feira.

Os governistas já dão como certa também a CPI no Senado. A despeito do recurso do senador Wellington Salgado (PMDB-MG) questionando a constitucionalidade da instalação da comissão na Casa, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), admite que a investigação pelos senadores será inevitável.

Jucá reiterou o compromisso dos partidos aliados de indicarem seus representantes até terça-feira, mas mandou um recado a representantes da oposição que têm alardeado a intenção de priorizar as denúncias de irregularidades nas obras da Infraero:

- Não temos preocupação com isso, mesmo porque todas as obras em aeroportos são feitas por intermédio de convênios com os governos estaduais.

O líder do Democratas, senador Agripino Maia (RN), afirmou que haverá investigação sobre todas as gestões:

- Não nos interessa recados para A ou B. O que interessa é a informação, doa a quem doer.

A CPI da Câmara também aprovou a convocação do presidente da Embraer, Frederico Curado; do dono da Gol, Constantino de Oliveira Júnior; do diretor da Agência de Aviação Civil, Milton Zuanazzi; do brigadeiro Ramon Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea); de Jorge Botelho, do Sindicato dos Controladores de Vôo; Welington Rodrigues, da Associação dos Controladores de Tráfego Aéreo; e Jorge Cavalcante, da Associação de Amigos das Vítimas.