Título: Clodovil: 'Ela é mesmo feia!'
Autor: Braga, Isabel e Lima, Maria
Fonte: O Globo, 11/05/2007, O País, p. 10

Deputado diz que não vai se retratar com colega.

BRASÍLIA. O caso foi mesmo parar na Corregedoria da Câmara, mas o deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) bateu o pé ontem e já avisou que não vai se retratar por ter chamado a deputada Cida Diogo (PT-RJ) de feia. Ao contrário. Recorreu a um "advogado expert" em beleza feminina para se defender e reafirmar sua opinião sobre os atributos físicos da petista. Lembrou que o poetinha Vinícius de Moraes foi o primeiro a pedir desculpa às feias, para afirmar que "beleza é fundamental".

Nem por isso, disse, o poeta apanhou como ele, agora. No fim da tarde, Cida protocolou representação com cem assinaturas de apoio para que a Mesa Diretora puna o colega. Na reclamação, cita apenas a frase anterior dita por Clodovil sobre as mulheres ("que trabalham deitadas e descansam em pé").

- Se ela fosse uma mulher linda, bonita, esplendorosa, podia vestir a carapuça. Mas não é, é evidente que é feia! Não sou obrigado a dizer que ela é bonita, meu Deus! - reafirmou o deputado.

Indiferente à possibilidade de punição ou xingamentos por parte das deputadas mulheres, Clodovil chegou tranqüilamente ao plenário. Ao passar pelo cafezinho, cumprimentou as atendentes perguntando "se já tinham lavado suas calcinhas, se estavam cheirosinhas". A poucos metros de Cida, acusou a petista de ser uma "pobre coitada, que está sendo manipulada pelo PT para ganhar espaço na mídia":

- Claro que fui cruel e antipático. Mas fui cruel falando, não agredi ninguém. Quando estávamos conversando, ela ficou me cutucando com a ponta do dedão para me provocar. Pedi para ela não me tocar, me provocava para ver se eu perdia a linha. Que culpa tenho de estar bem e ser chique aos 70 anos? Nasci para brilhar. Desde que o mundo é mundo, os pequenos grudam nos grandes para subir - disse.

- Tenho mania de falar e tocar as pessoas. Se a conversa fosse bem sucedida, poderíamos fazer um acordo, ele se retratar publicamente. Mas depois que ouvi aquilo, fiquei indignada e pensei: o que estou fazendo com esse sujeito desse nível? A única reação que tive foi olhar para ele, dar as costas e já estava chorando - contou Cida, que ontem estava maquiada, dizendo que se arrependeu de ter chorado.

Cida começou o dia colhendo os louros pela cena protagonizada no plenário. Além de receber flores e manifestações de apoio, foi eleita presidente da Frente Parlamentar pela Cidadania GBLT (Gays, Bissexuais, Lésbicas e Transexuais). A deputada Maria do Rosário (PT-RS) pediu a expulsão de Clodovil da frente, composta por 214 parlamentares. Ele desdenhou:

- Nunca estive nessa frente.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Nilcéa Freire, enviou ofício ao presidente Arlindo Chinaglia repudiando a atitude de Clodovil.