Título: Ibama proíbe acesso de carros ao Corcovado
Autor: Pontes, Fernanda e Brandão, Tulio
Fonte: O Globo, 11/05/2007, Rio, p. 15

PECADO VENAL: Uma nova licitação escolherá a empresa que passará a fazer o transporte até o monumento.

Até a próxima semana, quando vans passarão a fazer o trajeto, visitantes só poderão subir a pé ou de trenzinho.

A descoberta de desvio de dinheiro no serviço de transporte de visitantes levou o Ibama a proibir definitivamente o acesso de carros ao alto do Corcovado. De acordo com o superintendente do órgão federal no Rio, Rogério Rocco, até a próxima semana os visitantes só poderão chegar ao monumento de trenzinho ou a pé. A partir da próxima semana, emergencialmente, o órgão federal vai oferecer um serviço de transporte de vans das Paineiras até o Cristo. Depois de concluído o processo de licitação - a previsão é de 90 dias - uma empresa assumirá o transporte e a venda de bilhetes para o Cristo.

- Acabou a bandalha que dominava o Cristo. A partir da próxima semana, quando as vans provisórias entrarem em operação, o visitante poderá parar nas Paineiras e usar o serviço. Para evitar que a bandalha do estacionamento apenas mude de endereço, vamos solicitar à Prefeitura que amplie o serviço do Vaga Certa das Paineiras - disse o superintendente do Ibama no Rio.

No primeiro dia de proibição, muitos turistas tiveram de subir a pé. A caminhada de dois quilômetros leva cerca de 50 minutos. Apesar da presença ostensiva de integrantes da Força Nacional entre o Cosme Velho e a bilheteria do Cristo, alguns visitantes não entenderam que a entrada de veículos estava proibida. Sem conhecer o percurso, um grupo de turistas argentinos se aventurou a caminhar.

- Estamos muito cansados. Não sabíamos que não podia entrar de carro, mas já estamos aqui - disse a argentina Maria Ines Beduino, de 28 anos, durante o caminho.

Turistas também estranharam a presença de policiais:

- Alguma autoridade está vindo aqui hoje? Tivemos de deixar o carro na estação e vir de trem - perguntou o potiguar Ricardo Dantas.

A visitação ao Cristo só deverá se organizar definitivamente depois da aprovação do novo plano de manejo da unidade, que está sendo elaborado pelo Ibama. De acordo com o documento, que deve ficar pronto em julho, um concessionário ficará responsável pela venda de bilhetes, pelo transporte dos visitantes, e ainda pela construção e pela administração de um novo estacionamento nas Paineiras. Rogério Rocco diz que uma nova licitação - além da que ficará pronta em 90 dias - será realizada na ocasião:

- Vamos lançar, inicialmente, uma licitação para operar o transporte de passageiros. Depois que o plano de manejo ficar pronto, abriremos nova concorrência para o concessionário, que construirá uma garagem subterrânea nas Paineiras, num local onde hoje existe um estacionamento com capacidade para apenas 40 veículos.

Rocco afirmou ainda que o processo judicial envolvendo o Hotel Paineiras já foi resolvido. Como a Secretaria de Patrimônio da União já retomou o hotel, o Ibama vai encaminhar um projeto de utilização do imóvel:

- Queremos construir um centro de referência de Mata Atlântica no local. Seria uma área para realização de convenções e, até, para restaurante.