Título: Chávez quer Banco do Sul com futebol
Autor: Oliveira, Eliane e Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 11/05/2007, Economia, p. 30

CARACAS. O governo do presidente Hugo Chávez pretende inaugurar o Banco do Sul no dia 26 de junho, data do início da Copa América de futebol, que este ano será realizada pela primeira vez na Venezuela. O ministro de Finanças venezuelano, Rodrigo Cabezas, disse ontem, em um comunicado, que Argentina e Bolívia já manifestaram sua adesão ao banco, e que Brasil, Equador e Paraguai estão dispostos a fazê-lo também.

Os países da região vêm discutindo a criação de um organismo não só para fomentar o desenvolvimento, mas igualmente para ajudar a blindar financeiramente a América do Sul. Com isso, os países pretendem se tornar independentes de outros organismos multilaterais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

Já a estatal de petróleo do país, PDVSA, disse ontem que passou a controlar 92,98% da companhia de energia elétrica Electricidad de Caracas (EDC), após oferta pública lançada sobre a empresa. A medida faz parte da estratégia do governo de voltar a controlar setores estratégicos da economia.