Título: Uma vitória do 'Davi boliviano'
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 12/05/2007, Economia, p. 31

Mídia ressalta recuperação da soberania

O acordo sobre as refinarias da Petrobras na Bolívia foi notícia na América do Sul e no mundo. Na Bolívia, o fato ocupou manchetes de jornais como "La Razón", "El Nuevo Día" e "El Deber" , com destaque para os termos "retomada" e "recuperação", em consonância com o projeto de nacionalização de Evo Morales.

Em tom mais ufanista, o "El Mundo" ressaltou as condições das refinarias em dois momentos: quando foram vendidas à Petrobras, em 1999, e atualmente. Além do título "As refinarias são da YPFB", o contraste entre as fotos - acompanhado das frases "Assim as vendemos" e "Assim as compramos" - retratava o sentimento com o desfecho das negociações.

No país de Hugo Chávez, reportagem da ABN, a agência de notícias estatal da Venezuela, afirmava que o negócio significou para a Bolívia "a recuperação da soberania nacional sobre os recursos naturais".

Para o argentino "El Clarín", o acordo com a Petrobras foi um "golaço na política de nacionalizações". Segundo o diário, o fato é lido como uma vitória do "Davi boliviano frente ao Golias brasileiro".