Título: Bolívia terá de reconquistar confiança
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 12/05/2007, Economia, p. 31

Vai demorar para o Brasil recuperar a confiança na Bolívia. A conclusão é do advogado boliviano Alvaro Aldazosa, professor da Universidade Privada de Santa Cruz de la Sierra. Segundo o especialista, os mecanismos que o governo andino usou para negociar com a Petrobras são incomuns e dão sinais de que o país pode ser inseguro e inviável no que diz respeito a investimentos estrangeiros. Ainda assim, ele considerou razoável o valor que a estatal brasileira recebeu pela venda das duas refinarias que operava em terras bolivianas.

- Cabe à Bolívia dar provas de que tem segurança política e estabilidade tributária. Neste momento não se sabe, ainda, se foi um acordo justo ou não. Mas penso que, para o Brasil, US$112 milhões não significam nada, mas para a Bolívia, sim. Para o Brasil, perder uma refinaria não significa muito do ponto de vista econômico - afirmou ontem Aldazosa, durante o encerramento do II Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio.

O advogado admitiu, no entanto, que o acordo anunciado anteontem superou as expectativas, já que a maioria acreditava numa crise de maiores proporções:

- O que se viu foi um sinal muito bom. A diplomacia dos dois países foi capaz de chegar a um acordo num assunto tão delicado. (Mirelle de França)