Título: Bento XVI faz alerta aos traficantes de drogas
Autor: Aggege, Soraya e Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 13/05/2007, O País, p. 12

Papa diz em discurso para jovens em recuperação que Deus vai exigir satisfação dos que comercializam drogas.

GUARATINGUETÁ E APARECIDA. O Papa Bento XVI aproveitou o encontro com centenas de jovens drogados e dependentes químicos em tratamento na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, cidade vizinha a Aparecida, para fazer advertências aos que comercializam drogas e colocam em risco os jovens. O Papa pediu aos traficantes que pensem no mal que estão provocando aos jovens.

- Deus vai-lhes exigir satisfações. A dignidade humana não pode ser espezinhada desta maneira. O mal provocado recebe a mesma reprovação dada por Jesus aos que escandalizavam os "pequeninos", os preferidos de Deus - disse o Papa em discurso proferido por volta das 11h.

O Papa chegou à fazenda por volta das 10h30, onde o esperavam seis mil jovens vindos de 41 outras fazendas semelhantes à Fazenda da Esperança espalhadas por todo o país e até em outros países da América Latina. Governadores de estados que abrigam fazendas de recuperação de jovens drogados também estavam na solenidade, como o governador de São Paulo, José Serra, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius e do Amazonas, Eduardo Braga. Também o ministro-chefe do gabinete Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Félix, também estava na recepção ao Sumo Pontifice.

Papa fica impressionado com a conversão dos jovens

Em visita ao centro de recuperação de dependentes químicos, o Papa Bento XVI se mostrou mais impressionado com as conversão dos jovens tratados no local ao catolicismo do que com a própria recuperação dos pacientes.

- A reinserção na sociedade constitui, sem dúvida, uma prova da eficácia da iniciativa de vocês. Mas o que mais chama atenção, e confirma a validade do trabalho, são as conversões, o reencontro com Deus e a participação ativa na vida da Igreja. Não basta curar o corpo, é preciso adornar a alma com os mais preciosos dons divinos conquistados através do batismo - disse o Pontífice.

No breve discurso o Papa fez uma saudação especial aos colaboradores que ajudam a sustentar financeiramente a Obra de Nossa Senhora da Glória, que mantém em diversos países centros de recuperação como a Fazenda da Esperança.

- Queridos amigos, não poderia deixar passar esta oportunidade para agradecer também a todos os que colaboram material ou espiritualmente para dar continuidade à Obra Social Nossa Senhora da Glória. Que Deus abençoe Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli Ros por terem acolhido o convite para dedicarem sua vida a vocês. Abençoe também todos os que trabalham nesta Obra: os consagrados e as consagradas; os voluntários e as voluntárias.

Uma bênção especial vai para todas as pessoas amigas que a sustentam: autoridades, grupos de apoio e todos que amam a Cristo presente nestes seus filhos prediletos. Meu pensamento vai agora a muitas outras instituições do mundo inteiro que trabalham para restituir a vida, e vida nova, a estes nossos irmãos presentes na nossa sociedade, e que Deus ama com um amor preferencial. Penso também nos muitos grupos de Alcoólicos Anônimos e de Narcóticos Anônimos, e na Pastoral da Sobriedade que já trabalha em muitas comunidades, prestando seus generosos auxílios em favor da vida - disse o Papa.