Título: Governo teme que CPI no Senado, se instalada, atrapalhe votações do PAC
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 14/05/2007, O País, p. 5

Prazo para que base aliada indique representantes acaba amanhã

BRASÍLIA. O governo já trabalha com a hipótese de instalação da CPI do Apagão Aéreo no Senado esta semana e a preocupação agora é que o funcionamento da comissão não atrapalhe as votações das medidas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O prazo para que partidos da base aliada indiquem seus representantes na CPI termina amanhã e a oposição pressiona para que ela seja instalada imediatamente.

Embora o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) tenha apresentado uma questão de ordem sobre a constitucionalidade da CPI, a base aliada dá sinais de que essa batalha está perdida.

- O melhor seria uma CPI única, já que o objeto é o mesmo e vamos ouvir as mesmas pessoas. Mas a oposição quer instalar a CPI do Senado. Então, vamos instalá-la - afirma o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO).

Ele diz que o PMDB vai indicar seus representantes amanhã e se mostra preocupado com as votações das medidas do PAC, previstas para esta semana.

- Temos 14 MPs e projetos para serem votados. O funcionamento da CPI pode atrapalhar os trabalhos da Casa - prevê.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), diz que a base aliada não pretende patrocinar manobra para impedir a instalação da CPI.

A oposição promete cobrar do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o cumprimento do acordo fechado entre os líderes, pelo qual a CPI seria instalada depois de encerrado o prazo de 20 dias estabelecido para as indicações dos representantes da comissão.

- Quero que cumpram o compromisso. Essa questão de ordem do senador Wellington não é suspensiva - observa o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).

Jucá: governo reagirá a tentativas de manipulação

Wellington Salgado quer levar para a Comissão de Constituição e Justiça ou até mesmo ao Supremo Tribunal Federal o questionamento da CPI.

Num recado nada sutil à oposição, Jucá avisa que o governo pretende reagir a qualquer tentativa de manipulação das investigações sobre irregularidades na Infraero, que pretendam atingir o presidente Lula:

- As obras em aeroportos foram feitas em parceria com os estados. A do aeroporto de Goiânia foi feita com o governador Marconi Perillo (hoje senador pelo PSDB) e a de Pernambuco com o Jarbas Vasconcelos (atual senador pelo PMDB, mas que tem feito oposição ao governo) - alfineta.

- Não é o Marconi que está pedindo para que a CPI não saia - rebate Virgílio.