Título: Mais agradecimentos pela acolhida no Brasil
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 15/05/2007, O País, p. 5

Papa desceu em Roma e foi diretamente para casa de verão do Vaticano, onde descansará.

A cerca de 20 minutos de desembarcar em Roma, o Papa Bento XVI chamou os jornalistas brasileiros que acompanhavam o retorno para agradecer a hospitalidade recebida no país e, até, a cobertura jornalística dispensada a sua visita. Ele concedeu, por alguns minutos e individualmente, audiência a cada um dos repórteres. Disse que se sentiu muito acolhido durante a estada em solo brasileiro. O Pontífice os abençoou, lhes desejou sorte e estendeu os agradecimentos a todos os jornalistas brasileiros.

Depois dos cinco dias de muita atividade no Brasil, Bento XVI, muito bem disposto, saiu do aeroporto militar de Ciampino, na região do Lazio, logo após o desembarque, às 7h25m (horário de Brasília), diretamente para a casa de verão de Castelgandolfo, a 30 quilômetros de Roma. No aeroporto, foi recebido pela ministra da Família da Itália, Rosy Bindi, e pelo cardeal-vigário Camillo Ruini.

Assim como ocorreu durante o vôo para o Brasil, o Papa emitia uma nota de agradecimento a cada uma das autoridades responsáveis pelos países sobre os quais a aeronave da Alitalia voava. Ele agradecia por essa passagem ter sido autorizada, com simpático discurso. França, Espanha, Argélia e Marrocos foram alguns dos países sobrevoados na viagem de volta.