Título: Bispos: o que Papa diz não é 'camisa-de-força'
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 15/05/2007, O País, p. 5

DEPOIS DO PAPA: Texto-síntese da conferência poderá incluir temas como a Teologia da Libertação, diz Errázuriz Ossa.

Para religiosos, Bento XVI mostrou conhecimento dos problemas do continente e abriu leque de questões no debate.

APARECIDA, SP. O discurso do Papa Bento XVI na abertura da V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe (Celam), no domingo, não representará uma "camisa-de-força na Igreja latino-americana", afirmou ontem o presidente do Departamento de Comunicação da Celam, monsenhor Baltazar Porras Cardozo, arcebispo de Mérida, Venezuela. O evento, segundo avaliação dos religiosos, deverá ter discussões acaloradas.

- As palavras do Sumo Pontífice marcaram um momento importante porque não foi o que muitas vezes se pensa: uma camisa-de-força que o Papa veio pôr nos bispos. Pelo contrário, veio apresentar um desafio à Igreja, ao continente e aos seus pastores com grande sentido de valor e fraternidade. Fez uma grande reflexão, que indica grande conhecimento dos problemas do continente, de maneira afetuosa - disse.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, também não viu nas palavras do Papa a intenção de botar nos bispos do encontro uma camisa-de-força. Segundo ele, o que disse Bento XVI aos bispos abre "o leque de questões" que devem ser debatidas.

- Embora o Papa tenha reafirmado de maneira contundente alguns princípios da Igreja, também nos dirigiu uma palavra que abre a perspectiva e o leque das questões, que não fecha a Igreja, mas a coloca na perspectiva do mundo, das grandes transformações que estamos vivendo. Não estamos debaixo de uma camisa-de-força, mas com perspectivas que se abrem.

O presidente da Celam, Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo de Santiago, destacou que o texto-síntese da conferência poderá incluir temas como a Teologia da Libertação.