Título: Congresso: apenas 65 nunca tiveram mandato
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 15/05/2007, O País, p. 8

Livro mostra que maioria dos eleitos tem vínculo com políticos.

BRASÍLIA. Um perfil detalhado da atual legislatura deixa claro que um dos obstáculos para a renovação no Poder Legislativo está na tradição familiar na política. A Câmara e o Senado têm apenas 65 parlamentares que nunca tiveram mandato eletivo, ou seja, a maioria absoluta tem algum vínculo com a política ou ocupou cargo público, como assessor ou secretário estadual e municipal. Nada menos que 122 parlamentares -- o que corresponde a 20% da legislatura - têm relações diretas de parentesco, ou são casados, com políticos. Somente os filhos de políticos (44 deputados) representam quase 10% da Câmara.

Mesmo no grupo de estreante em cargos eletivos, 34% são parentes ou cônjuges de políticos. Os dados estão detalhados no livro "O que esperar do novo Congresso?", organizado pelo site "Congresso em Foco" e pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que será lançado amanhã.

- Isso mostra que existe um funil para a chegada ao Congresso. Quem consegue se eleger no Brasil normalmente tem dinheiro, é ligado a outros políticos ou exerce algum tipo de influência - afirma Sylvio Costa, um dos organizadores do livro.

O estudo confirma que grande parte dos parlamentares, 219 (41,5%), são empresários; que cresceu de 111 para 120 os que declaram ser empresários rurais, pecuaristas e agricultores; e que caiu 18% a representação dos evangélicos no Congresso, passando de 60 parlamentares, na legislatura passada, para 41 agora. Mostra também que 17% dos atuais deputados e senadores são apresentadores de TV, radialistas ou artistas. É o caso, por exemplo, do quarto deputado mais votado no país, Clodovil Hernandes (PTC-SP).

O livro destaca que, no conjunto dos 618 congressistas pesquisados (513 deputados, 81 senadores e outros 24 suplentes que assumiram em algum momento este ano), 101 respondem na Justiça a 197 acusações criminais. No grupo dos calouros, apenas três foram alvos de denúncias formalizadas.

Representatividade das mulheres ainda é baixa

Mesmo diante das dificuldades de renovação do Legislativo, Costa afirma que existem hoje mais chances para o avanço de propostas que estão em discussão há várias legislaturas, entre elas a reforma política:

Ele lembra que os pequenos partidos políticos querem o financiamento público de campanha, e os grandes desejam avanços na fidelidade partidária:

- A reforma política, ou pelo menos parte dela, tem mais chances nesta legislatura.

A atual legislatura não trouxe avanços do ponto de vista da representatividade de mulheres e negros. Entre os 618 parlamentares, 55 são mulheres. e apenas 13 deputados e dois senadores se declaram negros.