Título: Investimento na juventude
Autor: Duarte, Alessandra e Lichote, Leonardo
Fonte: O Globo, 16/05/2007, O País, p. 9

Lula entrega Prêmio Jovem Cientista e anuncia projetos

BRASÍLIA. Ao participar ontem da entrega do 22º Prêmio Jovem Cientista, o presidente Lula defendeu maiores investimentos na juventude e, sem citar o projeto de lei que antecipa a maioridade penal de 18 para 16 anos, criticou quem recorre à criminalização dos jovens para combater a violência. Lula anunciou que, em breve, lançará um plano de desenvolvimento científico e tecnológico. Ele disse que o governo vai aplicar um volume de recursos nunca antes destinado ao setor. Dirigindo-se aos vencedores do prêmio, Lula afirmou:

- Seu feito ilustra o quanto ganha uma sociedade quando investe nas novas gerações, e o quanto se perde quando esta sociedade ignora o talento e o rigor de sua juventude. Ou, o que é ainda pior: quando, no intento de combater a violência, criminaliza uma etapa radiosa da vida, lançando a sombra da suspeita e do descrédito sobre toda a nossa juventude.

Lula ficou impressionado com a pesquisa da química Milena Rodrigues Boniolo, de 25 anos, primeiro lugar na categoria graduado. Ela descobriu que a casca de banana é capaz de retirar metais pesados da água.

- É uma solução eficiente, de baixo custo e sustentável - disse Milena, que ganhou R$20 mil e reivindicou ações do governo para que as descobertas científicas sejam incorporadas pela indústria.

Lula brincou ao lembrar que, na disputa política, cascas de banana significam provocações ou armadilhas entre adversários:

- A nossa cientista me deu uma tranqüilidade enorme. Não vai sobrar mais casca de banana na política. Todas elas serão aproveitadas para resolver problemas outros.

Criado em 1981, o Prêmio Jovem Cientista é promovido por Fundação Roberto Marinho, Gerdau, Eletrobrás, CNPq e o Ministério da Ciência e Tecnologia.