Título: CPI quer saber se Papa ficou sem contato no ar
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 16/05/2007, O País, p. 11

Gravação mostra piloto da TAM intermediando comunicação entre Boeing da Alitalia e Cindacta; FAB nega defeito.

BRASÍLIA. A gravação por um operador de rádio amador de comunicação entre os comandantes do Boeing 777 da Alitalia, que levava o Papa Bento XVI a Roma, e a torre de controle de Recife (Cindacta 2), na noite de domingo, provocou rebuliço ontem na CPI do Apagão Aéreo. Durante o depoimento do delegado da Polícia Federal Renato Sayão - responsável pelo inquérito sobre o acidente com o avião da Gol -, o deputado Efraim Filho (DEM-PB) pediu providências ao comando da CPI para investigar se os pilotos do avião do Papa tentaram, sem sucesso, por 28 minutos, contato com a torre de Recife para que Bento XVI enviasse mensagem ao presidente Lula.

Segundo o deputado, um avião da TAM teria ouvido a tentativa de contato e feito a intermediação que possibilitou a comunicação. O Boeing teria tentado falar com o Cindacta quando sobrevoava o Nordeste.

Na gravação do radio-escuta, o avião da Alitalia chama o centro de Recife por duas vezes às 23h17m. Ele estava a 350 km da costa, em espaço aéreo brasileiro. Minutos depois, os pilotos tentam nova comunicação e pedem que gravem a mensagem do Papa. Um piloto de avião da TAM que sobrevoava a região entrou na conversa e também falou com a torre de Recife.

- Não sei se você está entendendo ou não, mas o Alitalia está informando que possui mensagem do Papa para o presidente e quer saber se você quer gravar ou anotar e informar que a mensagem vai durar 23 minutos - disse o piloto da TAM ao controle aéreo brasileiro.

- Se fosse pedido de socorro, as pessoas estariam fadadas a outra tragédia. A CPI precisa investigar se ainda temos problemas de comunicação de tráfego aéreo - cobrou Efraim Filho.

FAB diz que houve engano sobre duração da mensagem

A FAB divulgou nota ontem para esclarecer que em nenhum momento o avião do Papa ficou sem comunicação. A conversa entre o Boeing e a torre teria durado oito minutos.

"O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica esclarece que não houve falha alguma de comunicação entre a aeronave que transportava o Papa Bento XVI e o Centro de Controle de Área de Recife".

Segundo a nota, o piloto italiano consultou o Centro sobre a possibilidade de transmitir agradecimento do Pontífice a Lula. E deu a entender que a mensagem duraria 23 minutos. Enquanto o ACC-RF coordenava a gravação, a aeronave da TAM confirmou que o Boeing pretendia enviar mensagem com 23 minutos.

Segundo a FAB, "o desentendimento deveu-se ao fato de o piloto italiano ter dito que a mensagem duraria ""two, three minutes" (dois, três minutos). Desde o pedido inicial até a gravação da íntegra do agradecimento do Sumo Pontífice - com dois minutos de duração - decorreram aproximadamente oito minutos, sem ter havido falha de comunicação".

Na mensagem, o Papa dizia que foi muito bem tratado pelo governo: "No momento em que sobrevôo as terras brasileiras, desejo externar meus sinceros agradecimentos pela dedicada atenção que me foi dispensada por Vossa Excelência e demais membros de seu governo, desejando um futuro próspero a sua nação e as bênçãos de Deus a todo o povo brasileiro".