Título: Lula cede mais ao PMDB
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 17/05/2007, O País, p. 3

Nomeações políticas para segundo escalão foram acertadas pessoalmente com Temer.

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou ontem com o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), um pacote de oito nomeações para o segundo escalão. As indicações políticas foram feitas pela bancada do partido na Câmara. No encontro, o presidente Lula afirmou que as nomeações serão publicadas no Diário Oficial na próxima semana e que ele trataria pessoalmente da indicação do secretário de Cultura do Rio, Luiz Paulo Conde, para a presidência de Furnas.

Assim que concluiu a reforma ministerial, em março, o próprio presidente Lula disse a ministros e aliados que não faria a partilha dos cargos de estatais entre os partidos políticos da base governista. Embora tenha recusado algumas indicações, Lula vem cedendo às cobranças do PMDB.

A nomeação do ex-prefeito Luiz Paulo Conde, por exemplo, enfrentou resistência da Casa Civil por muito tempo, além de ser rejeitada pela bancada do PMDB no Senado, responsável pela indicação do ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau - pasta à qual Furnas é subordinada. Mas, segundo disse ontem o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), essa questão foi superada. Temer também confirmou a escolha de Conde.

- O presidente Lula quer integrar definitivamente o PMDB no governo. E me disse que vai tratar pessoalmente da indicação de Conde para Furnas. Espero que o assunto fique resolvido na próxima semana - afirmou Temer, que argumentou com Lula, na conversa, que a nomeação de Conde atenderia aos 13 deputados da bancada do Rio e ao governador Sérgio Cabral.

- O PMDB levou ao presidente um nome competente, sério e responsável - acrescentou Henrique Alves.

Conde em Furnas divide o partido

O comando de Furnas é alvo de uma disputa entre as bancadas do PMDB na Câmara e no Senado. O grupo dos senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL) levou três nomes, não revelados. O grupo dos deputados Michel Temer e Henrique Alves apresentou o de Conde. Para minar a indicação, o grupo de Sarney argumenta que Conde não é do ramo. Já o grupo de Temer, nas conversas com o governo, lembra que o ex-senador Sergio Machado também não era do ramo e está na presidência da Transpetro.

Lula acertou com o comando do PMDB outras indicações para o segundo escalão. Logo após receber Temer, o presidente convidou o ex-senador Maguito Vilela (GO), seu aliado na campanha da reeleição, para assumir a vice-presidência de Agronegócios do Banco do Brasil. Ao sair do Planalto, Maguito foi recebido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

- Está encaminhado, só falta bater o martelo - disse Maguito.

Indicado pelo próprio Temer, o ex-deputado e ex-presidente da Companhia Docas de Santos Wagner Rossi irá para a presidência da Conab. Sugerido pelo deputado Fernando Diniz, presidente do PMDB de Minas, Joanilson Laercio Barbosa Ferreira deverá ocupar a diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil. A indicação não tem o apoio do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que demitiu Joanilson depois de 16 meses como secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do ministério.

Antes, prioridade seria para técnicos

Para a vice-presidência de Desenvolvimento Urbano da Caixa, o nome indicado pelo deputado Tadeu Filipeli (DF) - um dos maiores aliados do ex-governador Joaquim Roriz, que faz oposição ao governo Lula - foi o de Carlos Antonio de Brito, ex-presidente do Banco Regional de Brasília (BRB).

O PMDB de Minas também está fazendo o diretor Internacional da Petrobras, para onde foi indicado João Augusto Rezende Henriques, diretor comercial da BR Distribuidora entre 1993 e 1999. O partido queria a Diretoria de Exploração, a famosa diretoria de "furar poço", como a chamou o ex-deputado federal Severino Cavalcanti, mas essa função será ocupada pela atual presidente da BR Distribuidora, Maria das Graças Forster.

Ainda não foi definido o cargo do ex-deputado Moreira Franco, indicado para a presidência da BR Distribuidora, que, de acordo com o PMDB, deverá ser ocupada pelo ex-senador e ex-presidente da Petrobras, o petista José Eduardo Dutra. No encontro de Lula com Temer, foi acertado que Moreira deverá ocupar uma vice-presidência da Caixa.

Como maior partido do Congresso e da coalizão governista, o PMDB é a sigla que mais tem conseguido emplacar indicações para cargos de segundo escalão. A força do partido tem sido comprovada em votações de interesse do Planalto, como as medidas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e no controle das CPIs do Apagão Aéreo na Câmara e no Senado.

No início das negociações para o preenchimento de cargos do segundo escalão, o ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, disse que a idéia era priorizar a manutenção de técnicos e funcionários de carreira nos cargos de direção de bancos públicos e estatais.

- Os partidos podem indicar nomes para os cargos técnicos das estatais. Mas quem indica não tem o direito de ficar chateado se a nomeação não sai - disse Mares Guia, em 17 de abril.