Título: Do centro das atenções para noite de tiete
Autor: Braga, Isabel e Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 17/05/2007, O País, p. 5

Lula assiste ao show de Chico Buarque, vai ao camarim e posa para fotos.

BRASÍLIA. Durante algumas horas da última terça-feira, o presidente Lula deixou de ser o centro das atenções para ocupar um lugar na platéia do show de Chico Buarque, em Brasília. Para evitar alvoroço, dirigiu-se a sua cadeira exatamente na hora em que Chico subiu ao palco, às 21h30m. A estratégia foi eficiente: com os aplausos ao artista, qualquer eventual tentativa de vaia ao presidente foi abafada. A presença de Lula não foi mencionada por Chico, que costuma homenagear amigos presentes em seus shows.

Mesmo discreta, a aparição do casal presidencial não passou despercebida. Fotógrafos e cinegrafistas estavam mobilizados pela presença de Lula. Às 23h15m, o show terminou, e Lula saiu com a mesma discrição da entrada.

Chico voltou para o bis e cantou mais três músicas, enquanto Lula o aguardava nos bastidores cercado de seguranças e de seus acompanhantes: a primeira-dama, Marisa Letícia, o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, e o chefe de gabinete, Gilberto Carvalho. Chico ainda tomou banho antes de cumprimentar Lula, que esperou por cerca de 20 minutos.

A conversa entre os dois durou 20 minutos e foi sobre um interesse comum: futebol. Lula, corintiano, ganhou uma camisa do Fluminense, autografada, do cantor.

Lula incorporou o espírito de tiete e posou para fotos com o ídolo.

- Marisa, vem aqui tirar uma última foto com o Chico - disse, pouco antes de sair.

O grupo do presidente ficou em área VIP em frente ao palco. Lula aparentava cansaço e não cantou sequer uma canção. Pela manhã, ele dera a primeira entrevista coletiva de seu segundo mandato.

Ontem, Lula não escondia sua satisfação. Enquanto aguardava o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, no Itamaraty, abordou o assunto com os jornalistas.

- Ontem eu ganhei uma camiseta do Fluminense, do Chico - disse.

COLABOROU: Luiza Damé