Título: `Ele vai surpreender todo o planeta¿
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 17/05/2007, O Mundo, p. 29

PARIS. José Frèches escreveu o diário de campanha de Sarkozy, que era divulgado todos os dias na internet. Este escritor de 57 anos, ex-conselheiro audiovisual de Jacques Chirac, disse que o novo presidente é um pragmático que vai surpreender não só os franceses, mas o ¿resto do planeta¿.

O que representa a eleição de Nicolas Sarkozy?

JOSÉ FRÈCHES: É um personagem impressionante, fora do comum, que não tem tabu. É um grande pragmático. Antes de catalogá-lo como homem de direita, é preciso se conscientizar do fato de que se trata de uma pessoa que escuta muito os outros e que tem uma maneira bastante prática de abordar os problemas. Penso que tanto os franceses quanto o resto do planeta serão muito surpreendidos por algumas medidas que ele irá tomar, porque ele é muito livre na sua cabeça. É alguém que tem o senso do interesse nacional e mundial, nada mais.

É alguém, portanto, que pode trabalhar bem com a esquerda brasileira...

FRÈCHES: Claro. Seu amigo íntimo é Tony Blair, que não é homem de direita. Sarkozy se entende muito bem com José Luis Zapatero. Sei o que representa o presidente Lula para o Brasil, e penso que num dado momento ou Lula virá à França ou Sarkozy irá ao Brasil. Trata-se de um dos países mais importantes do planeta e não tenho nenhuma inquietude sobre as relações entre a França e o Brasil.

Sarkozy surpreendeu ao convidar personalidades de esquerda...

FRÈCHES: O Brasil é o país do futebol, não? É como o ¿dream team¿. Sarkozy quer fazer o melhor time convidando pessoas que são, sobretudo, pessoas competentes. (D.B.)