Título: BNDES terá medidas para exportadores
Autor: Oliveira, Eliane e Barbosa, Flávia
Fonte: O Globo, 18/05/2007, Economia, p. 27

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que o banco está criando um conjunto de medidas para amenizar os efeitos do câmbio para setores que estão sofrendo com a valorização do real frente ao dólar. Segundo ele, a instituição vai promover uma redução das taxas de juros e, eventualmente, dos spreads - diferença entre o custo dos recursos captados pelo BNDES e quanto o banco cobra das empresas - dos financiamentos.

Coutinho também acenou com melhores condições para as linhas de financiamento às exportações, incentivos para inovação tecnológica para os setores afetados e, por último, com medidas envolvendo o mercado de capitais. Neste caso, de acordo com o presidente do banco, as ações não envolveriam a entrada do banco no capital dessas empresas.

- Tenho a encomenda, tanto do Ministério do Desenvolvimento, quanto do da Fazenda, de ajudar o governo a elaborar um conjunto de medidas para compensar os os setores mais vulneráveis à valorização do câmbio. Vamos financiar a produção, a exportação e a inovação tecnológica desses setores e também estamos olhando mecanismos de capitalização dessas empresas - afirmou o presidente do banco. (Mirelle de França)