Título: Lula: investigação 'doa a quem doer'
Autor: Carvalho, Jaílton de
Fonte: O Globo, 19/05/2007, O País, p. 11

Presidente diz que PAC não será afetado pela atuação da quadrilha.

ARAGUAÍNA (GO). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não será afetado pela ação da quadrilha. Sobre a suspeita de que o grupo estaria se preparando para fraudar obras do PAC, Lula observou que, pelas informações levantadas até agora, a ação da quadrilha era sobre várias obras e não só na dos PAC.

- São (fraudes) em nove estados e em todas as obras. Agora, entra o processo. Com muita tranqüilidade, vamos deixar que a polícia e a Justiça façam a sua parte, doa a quem doer - disse Lula, durante inauguração de trecho da ferrovia Norte-Sul, entre Aguiarnópolis e Araguaína:

- O presidente da República, de forma responsável, não pode prejulgar nada nem ninguém.

No mesmo discurso, ele falou de honra, caráter e dignidade:

- O orgulho de um político é poder fazer como eu faço todo dia: não há lugar neste país que eu não entre de cabeça erguida. A honra e dignidade do ser humano não é uma conquista da quantidade de anos que uma pessoa passou na escola.

Para o presidente Lula, caráter se aprende no berço:

- A gente aprende é com a mãe e o pai da gente. É um valor que não tem preço. É por isso que o Brasil está dando certo.

No palanque ao seu lado, estavam o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e de Minas e Energia, Silas Rondeau. Ivo Almeida Costa, assessor de Rondeau, foi preso na operação, acusado de envolvimento com o esquema de pagamento de propinas a políticos para beneficiar a empreiteira Gautama.

www.oglobo.com.br/pais