Título: Parque Dona Lindu causa polêmica em Recife
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 20/05/2007, O País, p. 13

Criação de área de lazer batizada com nome da mãe de Lula divide opiniões; até projeto de Niemeyer é criticado.

RECIFE. Dona Lindu, cujo nome ficou conhecido por ser o da mãe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a sertaneja que não se contentou em ser mais uma "viúva da seca" e foi para São Paulo, tem agora seu nome no centro de uma polêmica em Recife. Aquela que seria a primeira homenagem pública à maior heroína de Lula, a criação do Parque Dona Lindu, terminou se transformando em uma área de discórdia. Ninguém se entende em Recife quanto ao destino da última área verde à beira-mar da urbanizada praia de Boa Viagem, na zona sul da capital.

Da polêmica não se livra nem mesmo o arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelo projeto que vem sendo criticado pela população e cuja discussão já chegou até ao Ministério Público.

A área destinada àquele que seria o Parque Dona Lindu tem 33 mil metros quadrados cercados de asfalto e concreto. Pertencia à Aeronáutica, enfrentou cobiça de grileiros de classe alta e rendeu ameaças de morte a oficiais que defendiam a propriedade da União. Primeiro político a sugerir a construção do parque, o vereador Luiz Helvécio (PT) chegou a ser espancado na Câmara Municipal por colegas que faziam o lobby de grupos poderosos que queriam a área.

Moradores criam associação de amigos do parque

A disputa motivou até ação na Justiça Federal. Mas a comunidade se mobilizou para não perder o último reduto livre de construções da orla, formou uma associação de amigos do parque e conseguiu 40 mil assinaturas defendendo o aproveitamento do terreno para o uso da comunidade. Lula terminou doando a área para a prefeitura. Para agradecer, o prefeito João Paulo Lima e Silva (PT) decidiu homenagear a mãe do presidente.

Embora algumas vozes discordem do nome do parque, a controvérsia maior é quanto aos equipamentos urbanos propostos e à contratação do escritório do famoso arquiteto com dispensa de licitação. A confusão já fez até o prefeito petista fugir do seu habitual estilo zen e definir os opositores do projeto de "elite intransigente", acusando-os de criar "cavalo de batalha" e fazer "tempestade em copo d"água".