Título: Técnico, mas com padrinho político
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 22/05/2007, O País, p. 4

Silas teve diversos cargos por indicação dos Sarney.

BRASÍLIA. Maranhense de Barra do Corda, Silas Rondeau Cavalcante Silva é um técnico do setor elétrico que começou sua carreira na Companhia Energética do Maranhão (Cemar), em 1979. Foi o trabalho nessa empresa, na qual ocupou o cargo de diretor técnico e de distribuição de 1986 a 1994, que o qualificou para se transformar num quadro à disposição das indicações do grupo político da família do senador José Sarney (PMDB-AP).

Formado engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Engenharia de Linhas de Transmissão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Silas vem sendo indicado pelo senador Sarney para vários cargos federais desde o governo Fernando Henrique Cardoso.

Seus primeiros cargos no governo federal foram de assistente da diretoria financeira da Eletronorte (1995) e coordenador geral da presidência da Eletronorte (1996-2000), na gestão de Mario Santos (1996-1997) e José Antonio Muniz Lopes (1997-2000).

Na fase final do governo tucano, ele ocupou cargos mais importantes, tendo assumido em 2000 as presidências da Manaus Energia, subsidiária da Eletronorte, concessionária que atende a capital do Amazonas; e da Companhia Energética do Amazonas, empresa federalizada pela Eletrobrás, que atende os demais 61 municípios daquele estado.

Quando o presidente Lula tomou posse, em primeiro de janeiro de 2003, Silas era o presidente da Boa Vista Energia, subsidiária da Eletronorte, que atende a capital de Roraima.

Graças à sua ligação com os Sarney, aliados de Lula desde a campanha de 2002, ele foi indicado em 2003 para presidir a Eletronorte, onde ficou até 2004, quando a então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, o nomeou para a presidência da Eletrobrás. Quando Dilma foi nomeada para a Casa Civil, substituindo José Dirceu, Silas foi deslocado para a pasta de Minas e Energia na cota do PMDB governista.

www.oglobo.com.br