Título: Assessoria de Silas diz que diretora da Gautama foi à sala de assessor
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 22/05/2007, O País, p. 4

Ministro estava no gabinete, ao lado do de Ivo, confirmam documentos.

BRASÍLIA. Em uma tentativa de defender o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, das acusações feitas pela Polícia Federal de recebimento de propina da construtora Gautama, a assessoria do ministério divulgou ontem a agenda dele e imagens filmadas pelas câmeras internas do prédio. Em 13 de março deste ano, a agenda de compromissos confirma que Maria de Fátima Palmeira, diretora comercial da Gautama, esteve no ministério, mas o registro é de que ela foi se encontrar com Ivo Almeida Costa, assessor de Rondeau preso na Operação Navalha.

Segundo a PF, Fátima levou R$100 mil para o assessor e para o ministro. O documento divulgado pelo ministério informa que Fátima chegou à porta que dá acesso à ala do gabinete às 12h52m. Mas não há registro da saída. Nessa lista consta que, às 12h13m, Rondeau se reuniu com o presidente da comissão de Minas e Energia da Câmara, deputado José Otávio Germano, e seu assessor Maurício Viana Peres. Porém, não aparece o horário de saída do parlamentar.

A assessoria não soube informar por quanto tempo o ministro falou com o deputado ou, em caso de o parlamentar ter saído antes, com quem esteve durante o período em que a diretora da Gautama ficou no ministério. Às 13h17m, a câmera interna do prédio mostra Rondeau saindo, acompanhado por seu chefe de gabinete. Fátima só deixou o ministério às 13h28m.

A sala do assessor Ivo Costa era a de número 806, quase em frente à de Silas, 805, a cerca de dois metros de distância. A assessoria de Rondeau quis também mostrar que a diretora da Gautama não subiu pelo elevador privativo usado por ele e pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, que também utiliza as instalações no mesmo prédio. Esse elevador funciona somente com ascensorista e é acionado por uma chave. Maria de Fátima utilizou o elevador reservado às autoridades. A entrada de funcionários e do público em geral é feita por outro local.