Título: Um novo Santos Dumont
Autor: Ribeiro, Erica
Fonte: O Globo, 23/05/2007, Economia, p. 21

Expansão do aeroporto, que terá o maior shopping do Centro, vai ser inaugurada no sábado.

OAeroporto Santos Dumont vai aumentar de tamanho este sábado, com a abertura ao público da primeira fase da área de expansão. A promessa é de mais conforto ¿ 1.800 metros quadrados de sala de embarque, contra os atuais 500 metros quadrados ¿, agilidade no atendimento, reduzindo as filas, e mais serviços de conveniência para quem aguarda o embarque nos aviões que fazem todos os dias o a ponte aérea Rio-São Paulo ou utiliza as empresas de aviação regional e táxi aéreo.

O novo terminal, que exigiu investimentos de R$334 milhões, vai concentrar boa parte do embarque de passageiros que hoje utiliza o antigo terminal. O objetivo da transferência, além da melhor distribuição de passageiros, é abrir caminho para transformar o aeroporto original em uma área exclusiva de desembarque. E, além disso, atender melhor os passageiros que o Rio receberá em julho para os jogos Pan Americanos. A expectativa da Infraero é de um aumento no fluxo mensal de passageiros dos atuais 300 mil para 400 mil.

Terminal terá oito pontes de embarque

A obra, realizada pelo consórcio formado por Construtora Odebrecht, Carioca Engenharia e Construcap Engenharia, vai aumentar de 33 mil para 61 mil metros quadrados a área do terminal. Serão oito pontes de embarque, sendo que quatro delas estarão em funcionamento neste sábado. A concepção arquitetônica tornou mais fácil para os passageiros apreciar a paisagem da Baía de Guanabara, já que as paredes e o teto do terminal são de vidro especial.

O fluxo de passageiros, que hoje é de 3,5 milhões por ano, poderá atingir oito milhões. Segundo cálculos da Infraero, em 2015 o movimento de passageiros no terminal deverá chegar a 8,5 milhões por ano, impulsionado pelo crescimento da aviação regional e geral (táxi aéreo e aviões particulares), bem como pelo aumento na taxa de ocupação dos aviões que fazem a ponte aérea, hoje em 70%. Segundo fontes do setor, há um movimento para trazer de volta ao Santos Dumont alguns vôos que hoje partem do Galeão, como os que seguem do Rio para Brasília, o que ajudaria a aumentar o fluxo de passageiros.

Nem todas as lojas que vão operar no Aeroshopping ¿ 154 ao todo, entre operações para venda de produtos e serviços ¿ estarão abertas nessa primeira etapa. Mas a previsão é de que, em três meses, mais da metade abra as portas. Segundo o gerente de Empreendimento do Aeroporto Santos Dumont, Carlos Roberto da Silva, o Aeroshopping será o maior empreendimento comercial do Centro do Rio. No terceiro andar, haverá uma praça de alimentação, e já na primeira fase da inauguração estarão abertas as lojas das redes Richard¿s, O Boticário, Dufry (ex-Duty Free), Livraria La Selva e H.Stern, além de cafeterias e uma tabacaria.

¿ Teremos dois terços das lojas funcionando nessa primeira fase, mas as a praça de alimentação ainda não estará aberta. O passageiro terá à disposição as opções para alimentação no terminal antigo ¿ explica Carlos Roberto.

Ainda segundo o gerente do Santos Dumont, as obras no antigo terminal, cuja construção é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), começam já na próxima semana, com prazo de conclusão em 40 dias. Depois disso, a construção original, que data de 1947, será usada apenas para desembarque de passageiros, com três salas mais amplas. Enquanto a obra estiver em andamento, os passageiros vão usar a mesma sala de desembarque atual.

HERDEIROS DE SANTOS DUMONT E IRMÃOS WRIGHT SELAM A PAZ, na página 30