Título: Santa Catarina é estado livre de aftosa sem vacina
Autor:
Fonte: O Globo, 23/05/2007, Economia, p. 22

Decisão é comemorada por exportadores porque abre caminho para fim de embargos.

BRASÍLIA. Um dia depois de a Rússia anunciar a suspensão das importações de carnes de dez frigoríficos brasileiros, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deu ontem a Santa Catarina o status de estado livre de aftosa, sem vacinação. A decisão foi comemorada por governo e exportadores do Brasil, uma vez que facilitará para o país o fim dos embargos que ainda permanecem às carnes catarinenses, impostos por pelo menos dez mercados, entre os quais China, Tailândia, África do Sul, Indonésia, Albânia e a própria Rússia.

Outra decisão tomada ontem pela OIE, durante sua 75ª Assembléia Geral, em Paris, foi credenciar o Centro-Sul do Pará como zona livre de febre aftosa com vacinação. Embora não seja uma unidade da federação exportadora, o registro de focos de aftosa no Pará, há cerca de seis anos, fez com que diversos mercados importadores se fechassem para o Brasil durante alguns meses. Além disso, os paraenses não podem vender os produtos para outros estados brasileiros.

- A medida abre margem para que, provavelmente em setembro, a OIE adote semelhantes medidas em relação a outros estados - disse o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

Ele lembrou que Santa Catarina já foi um grande exportador de suínos. Hoje, não consegue vender para a Rússia. A OIE tem 168 países associados.