Título: Assessor nega ter recebido dinheiro
Autor:
Fonte: O Globo, 24/05/2007, O País, p. 4

Ex-servidor de Minas e Energia diz que não repassou propina a Silas Rondeau.

BRASÍLIA. O ex-servidor do Ministério de Minas e Energia Ivo Almeida Costa, que foi assessor do ex-ministro Silas Rondeau, negou em depoimento ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter recebido ou repassado ao ex-titular da pasta qualquer quantia em dinheiro enviada pela empresa Gautama. Relatório da Polícia Federal acusa Ivo Costa de ter recebido propina de representantes da empreiteira de Zuleido Veras.

Imagens do circuito interno do ministério mostram que a diretora comercial da Gautama, Maria de Fátima Palmeira, se encontrou com Ivo, que aparece com um envelope nas mãos. Eurípedes Costa, advogado do ex-assessor, ponderou que o envelope mostrado no vídeo poderia conter apenas papéis. E que não caberia muito dinheiro no envelope filmado, por ser fino.

"Naquele envelope fininho cabem R$110 mil?"

O depoimento foi prestado anteontem à ministra Eliana Calmon, relatora do inquérito que tramita no STJ sobre a Operação Navalha. Ivo Costa foi preso semana passada por suspeita de envolvimento com o esquema de fraudes a licitações públicas. Ele foi solto anteontem, após apresentar sua versão à ministra, assim como todos os demais depoentes.

- Naquele envelope pardo fininho cabem R$110 mil? A Polícia Federal não teve o cuidado de produzir provas concretas. São ilações que acabaram levando a ministra Eliana Calmon a errar ao determinar a prisão do meu cliente - disse o advogado de Ivo.

Costa afirmou que, por causa da Operação Navalha, seu cliente perdeu o emprego. O advogado acrescentou que cobrará o pagamento de indenizações dos responsáveis pela prisão e pelo envolvimento de Ivo no episódio, sem especificar a quem caberia esse ônus:

- Ele vai provar a inocência dele e vai querer compensação pelos danos morais sofridos com isso tudo.

Ontem, a ministra ouviu, pelo terceiro dia consecutivo, mais depoimentos de suspeitos de integrar o esquema desbaratado pela Operação Navalha. Ela voltou a soltar os presos ouvidos que ainda não haviam conseguido habeas corpus. Até ontem as 20h30m, das 48 pessoas presas pela Polícia Federal semana passada, 29 já estavam em liberdade.

Após depoimento, ministra liberta mais quatro presos

Ontem, foram quatro os beneficiados com o relaxamento de prisão: o engenheiro da Gautama Jorge Barreto; o ex-presidente da Companhia Energética do Piauí (Cepisa) Jorge Targa Juni; o secretário de Obras de Camaçari (BA), Iran César de Araújo Filho, e o subsecretário do mesmo órgão, Everaldo José de Siqueira.