Título: Camaçari: empresa orienta prefeitura sobre verbas
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 24/05/2007, O País, p. 10

Em diálogo, filho de Zuleido comemora a liberação de recursos.

CAMAÇARI (BA). Relatório da Operação Navalha mostra que funcionários da Gautama comemoraram a liberação de R$9,75 milhões em recursos federais um mês e meio antes de o município de Camaçari firmar convênio com o Ministério das Cidades. Escutas telefônicas mostram que funcionários da empreiteira de Zuleido Veras orientaram, às pressas, a elaboração do projeto e do plano de trabalho exigidos à prefeitura para a liberação da verba.

Num diálogo em 28 de abril, Rodolpho Veras, filho de Zuleido, celebra a notícia com Flávio Candelot, funcionário da Gautama: "Coisa boa, maravilha, Flavão". Minutos depois, Rodolpho liga para o subsecretário de Obras de Camaçari, Everaldo José de Siqueira Alves, e pede que ele dê a "boa notícia" ao secretário Iran de Araújo e Silva.

A investigação revela que Zuleido se reuniu duas vezes com o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano (PT), em 9 e 12 de maio. Pelo menos um dos encontros, nos dias que antecederam a assinatura do contrato entre o município e o governo federal, aconteceu na sede da Leiaute, responsável pela campanha do governador Jaques Wagner em 2006. Caetano foi um dos coordenadores políticos de Wagner, de quem é amigo desde os anos 80, quando ambos militavam no sindicato de trabalhadores do complexo petroquímico de Camaçari.

Ontem, a cidade viveu um dia de tensão à espera do prefeito, libertado terça-feira.