Título: Estudantes enfrentam PMs durante protesto
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 24/05/2007, O País, p. 15

Grupo, formado ainda por militantes do PSTU, tentava invadir Assembléia Legislativa de SP

SÃO PAULO. Cerca de 2.500 manifestantes, a maioria estudantes e militantes do PSTU, entraram em confronto com a Polícia Militar ontem na Assembléia Legislativa de São Paulo. Pelo menos oito PMs ficaram feridos. O número de manifestantes feridos, por golpes de cassetetes, não foi divulgado.

Segundo testemunhas, os manifestantes, que acabavam de participar da Jornada Nacional de Lutas na Avenida Paulista, foram para a Assembléia protestar contra o Projeto de Lei Complementar 30, que cria fundo de previdência para o estado. A votação do projeto estava na pauta da Alesp, mas foi retirada por causa do protesto.

O grupo tentou entrar na assembléia para pressionar os deputados, mas foi impedido pela PM, que formou cordão de isolamento no local. Os manifestantes começaram a agredir os policiais com pedras e paus e arrancaram um poste e placas de trânsito.

Os PMs reagiram com cassetetes e jatos de spray de pimenta, aumentando a confusão. O confronto começou por volta das 18h e até as 20h30m os manifestantes continuavam na porta da Alesp, quando foram autorizados a entrar no prédio em grupos menores.

A presidência da Casa informou que a Tropa de Choque da Polícia Militar foi chamada para evitar a entrada no plenário "de um número de pessoas além do que o prédio comporta".

Dois protestos deixaram trânsito ainda mais caótico

Os protestos deixaram ainda pior o já caótico trânsito de São Paulo. A Avenida Paulista foi palco de duas manifestações ontem. A primeira começou por volta das 12h, em frente à Fiesp, onde trabalhadores ligados à CUT protestaram contra a derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Emenda 3 (que restringe o poder da Receita Federal na fiscalização de empresas formadas por apenas uma pessoa).

Às 15h, um grupo maior, liderado pela Conlutas, se reuniu no vão livre do Masp para participar da Jornada Nacional de Lutas realizada em todo o país por mais de 650 sindicatos e movimentos sociais.