Título: Material parcelado em até 36 vezes
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 24/05/2007, Economia, p. 23

Rede francesa Leroy Merlin abrirá loja em Bangu com crédito ampliado.

Atenta ao consumo das classes C e D, a rede francesa de lojas de material de construção, jardinagem e decoração Leroy Merlin abre ainda este ano mais uma loja no Rio, desta vez no shopping Bangu, na Zona Oeste. O foco da rede é oferecer aos clientes prazos ampliados de pagamento em até 24 vezes pela financeira Fininvest, em parceria com o Unibanco, ou em até 36 vezes pelo Construcard, da Caixa Econômica Federal. A empresa diz que pretende, além de vender produtos de qualidade com a garantia da loja (desde itens baratos até os sofisticados), criar serviços que as lojas de bairro não costumam ter.

- Uma das razões para a abertura da loja no shopping Bangu é o potencial de mercado da região, onde encontramos uma população importante que, independentemente de classe, quer bons produtos. As famílias de produtos terão desde os mais baratos até o mais caro, todos de qualidade comprovada. Esta loja terá quase o mesmo sortimento das demais e vamos adaptá-lo à realidade de preços da região. O objetivo é sempre ter um produto competitivo em relação ao mercado - afirma Alain Ryckeboer, diretor-geral da Leroy Merlin Brasil.

Além de difundir o prazo ampliado de parcelamento, a loja vai oferecer aos consumidores cursos, todos gratuitos, sobre como aplicar de forma correta pisos, azulejos e pintura de parede. Isso porque a empresa identificou que muitos compradores fazem pequenas obras em casa e não têm orientação técnica. Além da nova loja no Rio, onde a rede tem outras duas filiais, Ryckeboer afirma que estuda abrir unidades em outros municípios, como Niterói. No Brasil, a Leroy Merlin tem 14 lojas:

- Temos um projeto de expansão no Brasil onde 90% do mercado estão nas mãos das lojas de bairro. Nossa prioridade é consolidar a marca Leroy Merlin, que tem o conceito de home centers, com lojas maiores. Há uma dificuldade para encontrar terrenos que comportem o tamanho de uma loja da Leroy Merlin, mas estamos à procura.

O executivo diz que isso não descarta, no entanto, que no futuro outros formatos de loja - menores e mais adaptadas ao comércio de bairro -, administradas pelo Grupo Adeo, dona da marca Leroy Merlin, venham a ser instalados no Brasil.