Título: Presidente confirma ao PMDB a escolha de Zimmermann
Autor: Damé, Luiza e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 25/05/2007, O País, p. 4

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em conversa com a cúpula do PMDB, no fim da reunião do conselho político, ontem, confirmou o nome do técnico Márcio Zimmermann para o cargo de ministro de Minas e Energia. O presidente lamentou a demissão de Silas Rondeau da pasta - acusado, em relatório da Polícia Federal sobre a Operação Navalha, de ter recebido R$100 mil da empreiteira Gautama. Lula afirmou aos aliados acreditar na inocência de Silas, disse que o considera um homem de bem e que foi "muito duro" tomar a decisão.

Mas reconheceu que a situação do ex-colaborador ficou insustentável no governo:

- Não acredito que ele esteja envolvido. Mas, com a opinião pública pressionando, ficou inevitável a saída dele.

- O presidente disse que o ministro Silas é um homem honrado e vai poder provar a sua inocência - disse o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais).

Segundo o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), Lula manifestou preocupação com a situação financeira de Silas:

- Ele disse que tem consciência de que tirou um homem de bem, que não tem posses, e terá dificuldades para pagar os advogados - contou Raupp.

Lula disse aos peemedebistas que o anúncio formal do novo ministro será feito hoje. Mais tarde, ao responder à pergunta dos jornalistas sobre a escolha de Zimmermann, Lula desconversou:

- Quando estiver decidido, eu comunico.

Ontem, no estilo discreto e eminentemente técnico que tem marcado sua atuação como secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Zimmermann esteve no Palácio do Planalto, com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a quem é ligado, para ser pessoalmente convidado para o cargo de ministro.