Título: Oposição acusa a PF de agir politicamente
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 25/05/2007, O País, p. 9

Arthur Virgílio diz suspeitar que tarjas pretas em inquérito servem para proteger aliados do governo.

BRASÍLIA. Senadores da oposição acusaram ontem a Polícia Federal de agir politicamente. Da tribuna, o líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM), exibiu uma cópia do inquérito da Operação Navalha, que tramita em segredo de justiça, que tem trechos com uma tarja preta. Ele disse suspeitar que as tarjas esconderiam informações comprometedoras de aliados do governo Lula. Segundo Virgílio, o documento foi deixado em sua casa, e seu filho, de 15 anos, não identificou a pessoa que o entregou:

- Quero saber se estou diante de uma polícia republicana, que está disposta a cumprir a lei e a Constituição e a prender corruptos, ou se estou diante de uma polícia parecida com a Pide de Salazar (ex-ditador português), visando a perseguir desafetos e protegendo corruptos de dentro do governo! Não aceito uma polícia política que cobre, com as tarjas pretas, o nome dos ladrões amigos e expõe o nome dos ladrões inimigos.

A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), após uma consulta por telefone ao diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, disse ser comum a prática de se retirar de inquéritos informações que tenham sido colhidas na investigação, mas sem relação direta com o processo:

- Falei com o Paulo Lacerda e ele me esclareceu que isso é comum no encaminhamento de cópias de inquéritos.

A maioria dos senadores se solidarizou com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que teve o nome confundido com um outro Gilmar, alvo da Operação Navalha.

- Quem vazou o nome de Gilmar de Melo Mendes sabia que ele não era o ministro Gilmar Mendes, mas na verdade quis intimidar um ministro da Corte Suprema do país - disse Virgílio.

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) criticou a forma de atuação da Polícia Federal. Na sua opinião, o presidente Lula contribuiu para a situação chegar a esse ponto ao nomear um dirigente petista para comandar o Ministério da Justiça, no caso, Tarso Genro:

- A Polícia Federal tem usado e abusado da força, tem usado e abusado de métodos que são usados em regimes fascistas, em regimes de força, de exceção, de ditadura.