Título: Portal da CVM tira dúvidas de pequeno investidor
Autor: Eloy, Patricia
Fonte: O Globo, 25/05/2007, Economia, p. 25

Site tem ferramenta que permite comparar taxas de administração e rendimento de fundos.

O pequeno investidor ganhou ontem uma ferramenta para aplicar no mercado de capitais com mais segurança. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM, órgão que fiscaliza e regulamenta o setor) lançou o Portal do Investidor, que promete orientar, educar e informar. Um dos principais serviços é o que permite fazer comparações entre os seis mil fundos de investimentos disponíveis hoje no mercado. Com ele, é possível confrontar o desempenho dos diferentes produtos e encontrar aquele que melhor atende às suas necessidades, com maior rentabilidade e menor taxa de administração, por exemplo:

- Esse tipo de serviço hoje só está disponível para quem pode pagar. No portal, o investidor terá à disposição essa importante ferramenta de graça, com atualização diária - explicou o presidente da CVM, Marcelo Trindade.

Basta escolher os critérios da pesquisa (como administrador, rentabilidade, taxas, valor mínimo de aplicação, valor mínimo de movimentação, entre outros) e o investidor descobre se há no mercado algum fundo, semelhante ao dele, mas com um desempenho melhor. A ferramenta será útil não só para os novos investidores como também para os cerca de três milhões que já são cotistas de algum fundo.

Portal foi inspirado em versões de outros países

O portal, dividido em quatro áreas (investidor, acadêmico, jurídico e investidor estrangeiro), levou cerca de dois anos para ser elaborado e custou R$4 milhões. O projeto foi inspirado em versões desenvolvidas por órgãos reguladores do Reino Unido, de Hong Kong e da Austrália. No site brasileiro há links de acesso para conhecer esses parceiros. Trindade ressaltou que todo o conteúdo do portal tem linguagem simples:

- O objetivo foi construir algo que não assuste o pequeno investidor e seja fácil de navegar.

São muitas as ferramentas interativas, como vídeos educativos, jogos e até histórias em quadrinhos. Segundo Trindade, o portal é destinado não só aos adultos, mas também aos jovens e às crianças. Os vídeos, por exemplo, ensinam conceitos básicos sobre finanças pessoais:

- São pequenas aulas para entender como administrar suas finanças antes de investir no mercado - ensina Trindade.