Título: Órgão pune executivos do Opportunity
Autor: Eloy, Patricia
Fonte: O Globo, 25/05/2007, Economia, p. 25
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) inabilitou para exercer cargo de administração em companhia aberta os executivos Verônica Valente Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas; Arthur Joaquim de Carvalho; e Maria Amália Coutrim, todos ligados ao Opportunity. A punição, tomada em julgamento na última quarta-feira, no entanto, só vale após o julgamento do recursos dos acusados no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.
Se condenados após o julgamento da apelação pelo conselho - que leva, em média, um ano -, os executivos ficarão inabilitados por dois anos.
O inquérito da CVM apurou irregularidades relacionadas aos pagamentos de despesas jurídicas efetuados pela Newtel Participações, entre 2001 e 2002.
Naquela época o Opportunity e os fundos de pensão estavam numa disputa societária pelo controle das operadoras de telefonia móvel Telemig Celular e Amazônia Celular. A Newtel teve gastos jurídicos relacionados à briga que não eram apenas de sua responsabilidade. Para a CVM, a Newtel era alvo da disputa e não poderia arcar com a despesa de um lado do litígio.