Título: Ensinamentos de Bento XVI
Autor: Sales, D.Eugenio
Fonte: O Globo, 26/05/2007, Opinião, p. 7

Ao sobrevoar o Saara, o Papa Bento XVI assim iniciou a entrevista com os jornalistas que o acompanhavam na histórica viagem ao Brasil: ¿Vou com grande alegria e com muitas esperanças para este encontro com a América Latina.¿ Começou se referindo à reunião com a juventude e à canonização do Beato Frei Galvão, um santo de reconciliação e de paz, e acrescentou: ¿Um sinal importante de uma personalidade que soube criar paz e também coerência social e humana¿.

Comentou o objetivo da visita, no sábado de manhã, à Fazenda da Esperança, uma comunidade para recuperação de toxicômanos, como um lugar onde se sobressai a força da cura que está na fé: ¿Parece-me que esta força de curar e de dar esperança, abrindo um horizonte para o futuro, seja muito importante¿.

Na abertura da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, de conteúdo especificamente religioso, afirmou: ¿Responde à missão religiosa da Igreja e abre também o olhar sobre as condições necessárias para a solução dos grandes problemas sociais e políticos da América Latina¿.

Na cerimônia de boas-vindas, na quarta-feira, 9 de maio, agradeceu ao presidente da República a ¿amável acolhida que me foi dispensada¿. Após se referir ao lugar muito especial que o Brasil ocupa no coração do Papa, declarou: ¿A Igreja quer apenas indicar os valores morais de cada situação e formar os cidadãos para que possam decidir consciente e livremente; neste sentido, não deixará de insistir no empenho que deverá ser dado para assegurar o fortalecimento da família como célula-mãe da sociedade; da juventude, cuja formação constitui um fator decisivo para o futuro de uma nação e, finalmente, mas não por último, defendendo e promovendo os valores subjacentes em todos os segmentos da sociedade, especialmente dos povos indígenas¿.

Após chegar ao Mosteiro de São Bento, de São Paulo, onde ficou hospedado com parte da comitiva, abençoou a multidão presente que o acolheu com grande alegria: ¿É uma Igreja em festa! De todos os cantos do mundo estão rezando pelos frutos desta viagem, a primeira Viagem Pastoral ao Brasil e à América Latina que a Providência me permite realizar como Sucessor de Pedro!¿

O entusiasmo e a presença de milhares de jovens do Brasil e de outros países foram sinais marcantes destes dias de bênçãos divinas.

Destaco alguns tópicos do seu discurso aos jovens no Estádio do Pacaembu, no dia seguinte, 10 de maio: ¿Tende, sobretudo, um grande respeito pela instituição do Sacramento do Matrimônio. Não poderá haver verdadeira felicidade nos lares se, ao mesmo tempo, não houver fidelidade entre os esposos. O matrimônio é uma instituição de direito natural, que foi elevada por Cristo à dignidade de Sacramento; é um grande dom que Deus fez à humanidade. Respeitai-o, venerai-o. Ao mesmo tempo, Deus vos chama a respeitar-vos também no namoro e no noivado, pois a vida conjugal que, por disposição divina, está destinada aos casados somente é fonte de felicidade e de paz na medida em que souberdes fazer da castidade, dentro e fora do matrimônio, um baluarte das vossas esperanças futuras. Repito aqui para todos vós que `o Eros quer nos conduzir para além de nós mesmos, para Deus, mas, por isso mesmo, requer um caminho de ascese, renúncias, purificações e saneamentos¿ (Carta Encíclica Deus Charitas Est, nº 5). Em poucas palavras, faz-se mister o espírito de sacrifício e de renúncia por um bem maior, que é precisamente o amor de Deus sobre todas as coisas. Procurai resistir com fortaleza às insídias do mal existente em muitos ambientes, que vos leva a uma vida dissoluta, paradoxalmente vazia, ao fazer perder o bem precioso da vossa liberdade e da verdadeira felicidade. O amor autêntico `procurará sempre mais a felicidade do outro, preocupar-se-á cada vez mais com ele, doar-se-á e desejará existir para o outro¿ (Ib. nº 7) e, por isso, será sempre mais fiel, indissolúvel e fecundo (...). Queridos jovens, Cristo vos chama a serem santos. Ele mesmo vos convoca e quer andar convosco, para animar com Seu Espírito os passos do Brasil neste início do terceiro milênio da era cristã. Peço à Senhora Aparecida que vos conduza, com seu auxílio materno e vos acompanhe ao longo da vida.¿

No dia 11 de maio, no Campo de Marte, diante de uma imensa multidão, no decorrer da Santa Missa, foi canonizado o Beato Frei Galvão.

A imprensa publicou algumas reações contrárias ao Papa Bento VI. Contudo, de um pastor zeloso não se pode esperar ensinamentos contrários ao Evangelho de Jesus Cristo. Voltarei ao assunto.

D. EUGENIO SALES é cardeal-arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio.