Título: Bancos estão mais conscientes
Autor: Melo, Liana
Fonte: O Globo, 27/05/2007, Economia, p. 38

O banco Itaú pagou cerca de R$1 milhão para trazer Al Gore ao Brasil. O autor de "Verdade Inconveniente", o projeto que nasceu como livro e virou filme premiado no Oscar, não é uma ação isolada. O Anuário Gestão Ambiental pesquisou o trabalho desenvolvido por 13 dos maiores bancos nacionais, entre eles o BNDES, e a constatação é que o setor financeiro incorporou o conceito da gestão ambiental com mais vigor do que as empresas.

Mais da metade dos bancos assinou os Princípios do Equador, uma série de normas socioambientais aplicadas a investimentos superiores a US$10 milhões. Três deles vêm aplicando esses princípios em projetos de valores ainda menores, como é o caso do Itaú. Um dos bancos pesquisados impõe metas ambientais também para os fornecedores.

- O negócio menos importante no banco é dinheiro. Isso ele tem de sobra. O que não pode gastar, no entanto, é credibilidade, artigo difícil de estocar e altamente perecível - avalia Silvana Quaglio, coordenadora do Anuário Gestão Ambiental. - É para evitar que a imagem fique arranhada que os bancos vêm investindo no meio ambiente.

Oito dos 13 bancos pesquisados consideram o meio ambiente uma oportunidade para desenvolver novos produtos financeiros. O mesmo número de instituições tem projeto para reduzir o efeito estufa.