Título: 'Renan tem muitas fazendas, mas não no nome dele. É lavagem de dinheiro'
Autor: Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 28/05/2007, O País, p. 3

Antônio Gomes de Vasconcelos, de 68 anos, é motorista de caminhão e primo de Renan e Olavo Calheiros. Foi ele quem avisou a Dimário Calheiros que a Fazenda Cocal estava em nome dele nos documentos do Ibama. Foi ele também quem acompanhou Dimário no depoimento ao Ministério Público Federal, em junho de 2005.

Alan Gripp

Quando o senhor começou a suspeitar de seus primos?

ANTÔNIO GOMES DE VASCONCELOS: O Ibama começou a fazer o levantamento da Estação Ecológica de Murici, e lá tem uma propriedade que é da família da minha esposa há mais de 200 anos. Quando a gente foi ver, (eles) já tinham colocado essa propriedade no nome do Dimário Cavalcante Calheiros, que era gerente do Renan, irmão adotivo e primo legítimo.

E como vocês descobriram isso?

VASCONCELOS: Eles (os técnicos do Ibama) chegaram à Estação Ecológica e, antes de conversar com os fazendeiros de lá, enviaram documento para o Ministério Público Federal sem consultar ninguém. Aí eu estava conversando com um jornalista e um advogado, e eles disseram: "Olha, Toinho, vai ao Ministério Público". Aí, fomos eu e mais uns companheiros meus. Fiz a denúncia e eles mostraram o documento que tinha sido enviado (pelo Ibama) para lá. Documento falso, né? Uma certidão de uma propriedade de 30 tarefas (segundo ele, uma medida usada no Nordeste que, no caso, equivale a pouco mais de oito hectares). Em cima das 30 tarefas, eles "jogaram" 275 hectares.

E o que você fez?

VASCONCELOS: Eu conversei com o Dimário e ele me explicou tudo. Dimário administrou as fazendas por mais de 40 anos. Aí, surgiu um aborrecimento em 2004. Dimário era o candidato a prefeito de preferência dos eleitores de Murici, tinha 80% dos votos. E aí o Renan deixou o tempo passar e colocou o filho (Renan Filho, eleito) como candidato a prefeito.

Dimário sabia que havia uma fazenda no nome dele?

VASCONCELOS: Foi pego de surpresa.

Renan Calheiros tem outras propriedades na região?

VASCONCELOS: Tem muitas. Mas no nome dele, não... Ele é criador de gado.

Por que colocariam as propriedades em nome de outras pessoas?

VASCONCELOS: É lavagem de dinheiro, está na cara. Se o senhor chegar lá nas fazendas e conversar com o pessoal de lá, só vão lhe falar que tudo é do Renan.