Título: USP: secretário de Justiça tenta acordo com alunos
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 28/05/2007, O País, p. 5

Tropa de choque da PM espera ordem do governo para agir.

SÃO PAULO. O secretário de Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Marrey, se encontra hoje à tarde com os estudantes da USP para tentar um acordo para a desocupação da reitoria da universidade, que hoje completa 26 dias, sem a intervenção da tropa de choque da Polícia Militar. A reunião será mediada pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos e terá como foco cinco polêmicos decretos publicados pelo governador José Serra que, segundo os alunos, afetam as universidades paulistas.

O secretário acenou com a possibilidade de alterar alguns dos decretos e os estudantes recorreram a juristas e medalhões da academia para reforçar o discurso contra os decretos, principalmente o que obriga as universidades a pedir autorização do governo para transferir verbas de seus orçamentos para outras rubricas.

A previsão é que Marrey mexa em alguns pontos dos decretos, mas não nesse. Com o mandado de reintegração de posse já expedido pela Justiça, a Tropa de Choque aguarda o aceno do governo. O governador José Serra não quer amargar o prejuízo de mandar invadir o campus universitário.