Título: À vontade nos corredores do poder
Autor: Gripp, Alan
Fonte: O Globo, 29/05/2007, O País, p. 5

Lobista amigo de Renan é discreto e "prestimoso".

BRASÍLIA. O lobista da empreiteira Mendes Júnior em Brasília, Cláudio Gontijo, é considerado um homem de perfil discreto e solícito. Há 25 anos na cidade, sempre trabalhou na área governamental. Foi nessa condição que virou assessor de desenvolvimento de mercados da Mendes Junior, em 1993. É o responsável pela área de busca de novos negócios - na prática, faz contatos com políticos e autoridades do governo. Circula com desenvoltura pelos corredores do poder na capital federal.

Gontijo aproximou-se de Renan Calheiros ainda no governo Fernando Collor, no início de 1990, quando o alagoano era o poderoso líder do governo na Câmara. Desde esse período, os dois ficaram próximos.

De acordo com políticos que conhecem Gontijo, ele conseguiu acesso rápido aos corredores brasilienses por causa de sua postura solícita. O lobista sempre está disposto a ajudar parlamentares e pessoas do governo. Segundo um amigo, certa vez, conseguiu um remédio raro para um congressista, que estava com dificuldade de importar a droga para tratamento de saúde.

- Ele é um homem que cria facilidades. É um lobista prestimoso - diz um amigo.

As facilidades criadas por Gontijo não são apenas de favores materiais. Com boa desenvoltura na sociedade brasiliense - é um freqüentador da noite -, ele se tornou uma espécie de padrinho da relação de Calheiros com a jornalista Mônica Veloso. Segundo amigos, chegava a emprestar o seu apartamento no Hotel Blue Tree para os encontros do casal.

- Cláudio Gontijo é uma pessoa da sociedade brasiliense. Está por aqui há muito tempo. Ele é conhecido por todos da área política - diz o deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), ex-ministro das Comunicações.

Procurado ontem pelo GLOBO, Gontijo não retornou. A Mendes Junior informou que ele está de licença por problemas de saúde.