Título: Proposta da TV pública deve sair em agosto
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 31/05/2007, O País, p. 11

Governo definirá modelo de gestão

BRASÍLIA. O governo poderá editar em agosto uma medida provisória para criar a TV Pública. Também não está descartada a possibilidade de ser enviado um projeto de lei ao Congresso. Durante o 24º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, disse que a proposta vai definir os modelos de gestão e financiamento da TV Pública idealizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também vai tratar da extinção e da fusão de estruturas existentes e decidir o formato jurídico da nova rede.

Franklin disse que o governo ainda estuda como será o financiamento da TV, mas frisou que não haverá criação de impostos ou disputa de publicidade com redes comerciais. Afirmou, porém, que poderá haver patrocínio de empresas.

- Tem que ser um mecanismo de financiamento que não dependa da vontade do governo de plantão. Se não, quando o governo não está gostando da TV pública, fecha a torneira - disse.

O ministro adiantou que o conselho editorial da nova TV não será composto por membros do governo ou da oposição, mas sim por jornalistas, cientistas e artistas. Segundo ele, "pessoas que vêem televisão".

Para o ministro, a radiodifusão brasileira tem o desafio de dar mais espaço às produção regionais. Uma das metas da TV pública idealizada pelo governo é construir uma rede nacional, mas com quatro horas de produção regional e outras quatro horas de programação independente. Franklin afirmou que o alcance nacional da TV aberta brasileira é um grande mérito, por conseguir "dar respostas a problemas nacionais", mas que é preciso abrir espaço para a radiodifusão local.

Para o vice-presidente das Organizações Globo João Roberto Marinho, que também participou do encontro, as TVs devem ter um bom jornalismo local, um bom jornalismo comunitário, e devem procurar fazer programas que "ressaltem a cultura local":

- O maior alavancador de culturas locais é exatamente a rede nacional.