Título: Presença de TVs e rádios nos domicílios aumenta IDH
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 31/05/2007, O País, p. 11

Pesquisa foi apresentada em congresso de radiodifusão.

BRASÍLIA. A presença de aparelhos de rádio e TV nos domicílios brasileiros tem impacto direto no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), segundo o estudo "O papel da radiodifusão no desenvolvimento econômico brasileiro", da Tendências Consultoria Integrada. O estudo foi apresentado ontem pelo deputado Antonio Palocci (PT-SP), no 24º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). De acordo com a pesquisa, cada aumento de 10% na presença da TV corresponde, em média, a um aumento de 1,64% no IDH. No caso do rádio, é ainda maior, de 3,01%. A presença dos meios de comunicação nas residências também provoca um aumento de massa salarial de 1,33%.

- Um dos pilares do desenvolvimento é a informação, que tem e gera valor. Sua disseminação é um serviço altamente demandado e valioso - disse Palocci.

Lula faz defesa veemente da liberdade de imprensa

Anteontem à noite, na abertura do congresso, o presidente Lula fez enfática defesa da liberdade de imprensa e do papel da radiodifusão para a democracia no Brasil. Reiterando que só chegou à Presidência por causa das críticas e dos elogios da imprensa brasileira, Lula afirmou:

- Se muitas vezes, depois de uma saraivada de más notícias, eu acho ruim, muito pior seria se não existisse democracia neste país para a imprensa dizer o que bem entende, quando bem entende, e ser julgada por um único julgador: os ouvintes, os telespectadores e os leitores.

As emissoras de televisão, segundo o vice-presidente das Organizações Globo João Roberto Marinho - que participou do congresso -, têm compromisso com a economia e com o cidadão. Para ele, o modelo de TV aberta no país é profundamente identificado com o Brasil.

- As emissoras nasceram, cresceram e se estabeleceram comprometidas a atender principalmente o cidadão brasileiro.

João Roberto destacou ainda a importância das emissoras para a economia nacional e regional. Disse que a radiodifusão é "uma indústria que se sustenta com base em receitas publicitárias nacionais, regionais e locais". No caso das 121 emissoras que compõem a Rede Globo - cinco emissoras e 116 afiliadas -, há 50 mil empresas que anunciam, sendo que 90% investem menos de R$50 mil/ano:

- Esta possibilidade de atingir a grande massa através de custos absolutamente razoáveis transforma a televisão aberta fundamental para pequenas e médias empresas. E, como todos sabem, são estas empresas as grandes empregadoras e distribuidoras de renda no Brasil.

João Roberto destacou que A TV aberta se transformou também na principal opção de entretenimento, informação e cultura dos brasileiros. Para mostrar uma campanha de mobilização e de educação das emissoras de TV, e em particular da Rede Globo, ele apresentou o projeto dos jogos do Pan. Contou que o projeto Pan nasceu em 2002, quando as Organizações Globo entenderam que os jogos poderiam ser mais do que um evento esportivo ou uma cobertura jornalística. A primeira visão foi de que sediar os jogos não seria somente um evento para o Rio, mas para todo o Brasil. Por isso, foi batizado de "Rio 2007 - o Pan do Brasil".

- O esporte pode ser um importante fator de inclusão social - disse.