Título: Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas e Rio têm melhores cursos
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 01/06/2007, O País, p. 4

RETRATO DA EDUCAÇÃO: 23 de 285 cursos fluminenses ganharam melhor conceito. . São Paulo ficou em 16º, com nota máxima para 2,6% das faculdades.

BRASÍLIA.O Rio de Janeiro é o quarto estado com maior proporção de cursos que receberam conceito 5, o mais alto, no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2006). Dos 285 cursos avaliados no estado, 23 (8,1%) tiraram a nota máxima. Das 93 instituições no país que receberam 1, o pior conceito, oito são fluminenses.

O Rio Grande do Norte lidera o ranking de conceitos máximos: 17,8% de seus cursos avaliados no Enade 2006 alcançaram a nota mais alta. Em segundo lugar ficou o Rio Grande do Sul, com 9,5%, seguido por Minas Gerais, com 8,7%. São Paulo, que concentra o maior número de cursos e estudantes, ocupa a 16ª posição - apenas 2,6% dos cursos mereceram conceito 5. No entanto, a USP e a Unicamp não participam do Enade.

Em Alagoas, reprovação em 79,4% dos cursos

Em Alagoas, 79,4% dos cursos ficaram com conceitos 1 e 2, que indicam reprovação. O Nordeste ficou em segundo lugar, no ranking das cinco regiões do país, em proporção de conceitos 4 e 5. Fernandes lembrou que o acesso ao ensino superior no Nordeste é menor do que no Sul e Sudeste. Ou seja, a elite nordestina que chega à universidade tem melhor desempenho.

Das 23 faculdades fluminenses com conceito máximo, cinco atingiram também a nota máxima no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o peso do curso na formação dos alunos. Dois são oferecidos pela Faculdade de Economia e Finanças IBMec: ciências econômicas e administração. O curso de biomedicina da Universidade Federal Fluminense também tirou duplo 5, assim como os cursos de turismo do Centro Universitário de Barra Mansa e o de administração da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape).

Dos oito cursos fluminenses com conceito 1, seis estão em Niterói, um em Nova Iguaçu e outro na capital. Na UFF, estão quatro deles: cinema, jornalismo, publicidade e propaganda e psicologia. Os estudantes da UFF costumam boicotar a avaliação, entregando a prova em branco. Os alunos de design da Universidade Salgado de Oliveira também tiraram conceito 1, assim como os de direito da Universidade Iguaçu, os de publicidade de propaganda do Centro Universitário Plínio Leite e os de arquivologia da UNI-Rio.